quarta-feira, 7 de junho de 2017

Osvaldo

.

Osvaldo é um nome masculino, usado em espanhol, italiano e português, sendo uma das grafias de Oswald. Deriva do nome anglo-saxão Oswald, composto dos elementos do inglês antigo “os” (deus) e “weald” (poder, domínio), assim, o significado pode ser interpretado como “poder divino”, “domínio divino”, “potente pela vontade de deus”, “poder vindo de Deus”, ou ainda, “Deus reina”.

Outras linguagens: Ásvaldr (Ancient Scandinavian), Oswald (Anglo-Saxon), Osvald (Danish), Oswald, Oz, Ozzie, Ozzy (English), Oswald (German), Osvald (Norwegian), Ožbalt, Ožbej (Slovene), Osvald (Swedish), Osualdo (italiano), Ôsveald, Ôsvald, Ôsvold, Oswald (anglo-saxão), Oswallt (gales), Ansovald, Ansoald, Ansald, Ansold (germanico), Ožbalt, Ožbej (esloveno).

Em termos de popularidade, o nome na grafia Osvaldo tem pouca difusão para além dos países de língua de raiz latina, mas nos Estados Unidos ele consta em 2015 no 985º lugar. A grafia Oswald tem mais difusão em países anglófonos.

No Brasil, há 146.986 pessoas com o nome Osvaldo, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que isso faz dele o 98º nome masculino mais usado no Brasil no período que compreende 1930 a 2010. Osvaldo é um nome de destaque no Paraná, e a maioria dos nascimentos se deu na década de 50. Há também 161 pessoas com a grafia Osvald e mais 70 com a grafia Oswald.

Oswaldo, escrito assim, merece mais destaque, pois é o nome de 22.708 pessoas, ficando no 410º lugar, com destaque para São Paulo. Bem como no caso de Osvaldo, essa grafia foi imensamente registrada nos anos 50.

Um dos portadores mais famosos é Oswaldo Cruz, que foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Foi pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Federal no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz, respeitado internacionalmente. Osvaldo Lourenço Filho, conhecido somente por Osvaldo, é um futebolista brasileiro que atua como atacante.

Outras referências:

Oswald da Northumbria, rei da Northumbria e santo;
Osvaldo Ardiles, jogador de futebol e treinador de futebol argentino;
Osvaldo Bagnoli, jogador de futebol e treinador de futebol italiano;
Osvaldo Bignami, pintor italiano;
Osvaldo Desideri, cenógrafo italiano;
Osvaldo Fattori, jogador de futebol e treinador de futebol italiano;
Osvaldo Guidi, ator, dramaturgo e diretor teatral argentino;
Osvaldo Paladini, almirante italiano;
Osvaldo Pugliese, pianista, maestro e compositor argentino;
Osvaldo Soriano, jornalista e escritor argentino;
Osvaldo Valenti, ator italiano.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário