terça-feira, 6 de junho de 2017

Uma & Umma

.


Uma é um nome feminino indiano derivado do sânscrito, que significa “linho”. Este é um epíteto da deusa hindu Parvati. Em textos hindus, se diz derivar de uma exaltação em sânscrito. A deusa Uma, ou a manifestação de Parvati assim denominada, é dourada, luminosa, bela e associada a manifestações mais brandas de Xiva. Usualmente, serve de mediadora nos conflitos entre Brama e os demais deuses do panteão hindu.

Em sânscrito, a palavra umā pode significar ainda mais "tranquilidade", "esplendor", "fama" e "noite". Em hebraico e aramaico seu significado é "nação". Ele também é usado pelo povo Tiv de Camarões e da Nigéria, onde o significado na língua Tiv é "vida". O nome Uma também é popular no subgrupo Otukpo das pessoas da etnia Idoma da Nigéria e o significado na língua Idoma é "brilhar". Em japonês, é a palavra literal para “cavalo”.

Na Bósnia, Uma é usado como um diminutivo de Umihana, um nome feminino de origem árabe, que provavelmente deriva do nome árabe Umm Hani ou Umm-i-Hani, que significa "mãe de Hani". Na tradição islâmica este foi um epíteto de Fakhitah bint Abi Talib, uma irmã de Ali e primo de Maomé. Umihana tem como referência a poetisa bósnia Umihana Čuvidina (1794-1870).

Como nome feminino, Uma é bastante usado na Bósnia Herzegovina, onde consta dentro do top 100 nos rankings de 2012, 2013 e 2014, nesse último estando em 41º lugar. Nos Estados Unidos esse nome foi dado à 66 meninas no ano de 2015 (Social Security).

Evidentemente, não é um nome muito usado no Brasil ou em outros países falantes de língua portuguesa, visto que é homônimo à palavra “uma”, que pode ser um artigo indefinido (ex: uma professora precisa gostar de lecionar), número (Ex: “Eu tinha uma bicicleta”), adjetivo (único, que só existe no seu gênero ou espécie. Ex: “a regra é uma para todos”), ou feminino de “um”. Ainda assim, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 28 chamadas Uma no Brasil.

Umma foi uma antiga cidade da Suméria, bastante conhecida pelo conflito fronteiriço com Lagash. A cidade alcançou seu ápice em 2350 a.C. sob o governo de Lugalsaggizi, que também controlava Uruk e Ur. Seu calendário é antecessor do calendário babilônico e do calendário hebraico pós-exílio. Umma pode ser uma grafia para quem é falante da língua portuguesa ou mora num país de língua portuguesa, faz questão de registrar o nome, mas quer diferenciar, pelo menos na escrita, da palavra “uma”.

Uma Thurman (Boston, 29 de abril de 1970), cujo nome completo é Uma Karuna Thurman, é uma atriz norte-americana vencedora de 1 Globo de Ouro e indicada ao Oscar. Ela ficou famosa por fazer papéis destacados nos filmes do diretor-escritor Quentin Tarantino, Pulp Fiction, e na sequência de duas partes Kill Bill. Uma Thurman também atuou em filmes elogiados pela crítica como Dangerous Liaisons e Gattaca. Um dos seus últimos papeis em filmes foi como Lois Lane em “Para maiores”, filme de 2013.

Segundo o que comenta-se, a atriz foi assim nomeada por que seu pai era um professor de mitologia hindu em uma universidade. Uma Thurman também tem três irmãos com nomes igualmente interessantes: Mipam, Dechen e Ganden.

Outras referências:

Uma Bharati, política indiana;
Uma Chowdhry, química americana;
Uma Krishnaswami, autora indiana;
Uma Narayan, sábia indiana;
Uma Pemmaraju, âncora de notícias americana nascida indiana;
Uma Sharma, bailarina e coreógrafa indiana;
Uma Parameswaran, autor Indo-canadense;
Uma Shankari, uma atriz de cinema indiana;

Fontes:

Uma (deusa). Wikipédia
Umma (cidade). Wikipédia.
Uma. Nomes no Brasil, IBGE, 2010.  

Uma (atriz). Wikipédia




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário