quinta-feira, 15 de junho de 2017

Maristela


.

Maristela é um nome feminino usado em espanhol e português. Ele omes. Quanto à religiosa e literal, seria a partir de um título da Virgem Maria, Stella Maris, que significa “Estrela do mar” em latim. Como junção, supõe-se que seja uma contração de Maria e Estela.

O significado literal é muito bonito e possivelmente tenha sido isso que fez Maristela ser muito usado como nome feminino em português, assim como Stella Maris, que também foi bastante usado. Maristella, com “L” duplo, é a grafia italiana do nome;

No Brasil, esse nome é 322º nome feminino mais usado no período de 1930 a 2010 (IBGE, Nomes no Brasil, Censo 2010). Maristela é o nome de um total de 45.328 mulheres. Santa Catarina é o estado onde é mais frequente encontrar pessoas com esse nome, e a maioria delas nasceu nos anos 60. A grafia Maristella tem 346 pessoas no total.

Embora seja demarcadamente um nome datado, de outras gerações, demasiadamente ligado à uma década, Maristela teve 4 registros na Arpen/SP de 2015, que abrange apenas o estado de São Paulo, o que significa que ele ainda esporadicamente usado no Brasil.

Referências:

Maristela é uma praia brasileira do estado do Rio Grande do Sul.
Maristela Silva Grazzia foi eleita Miss Brasil Mundo 1981, representando o Estado de São Paulo.
Maristela Salvatori, (Rio Grande do Sul, 1960) é uma artista e pintora brasileira. 





.

17 comentários:

  1. É meu sonho ter a filha com esse nome. Mas meuarido tem uma pra que se chama Maristela.nome lindo!

    ResponderExcluir
  2. Dentre os nomes compostos da virgem Maria,ou ao invés de colocar Maria sozinho,eu colocariaariatela com certeza! Porque tem todo um diferencial.

    ResponderExcluir
  3. Amo meu nome agradeço meu pai pro te colocado este nome em mim Maristela. Bjs a todos de uma Maristela que mora em Joinville SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Maristela . Meu pai me deu este nome em homenagem a folha de Juscelino. Moo em BH.

      Excluir
  4. Bom dia, eu sabia que o meu siguificava estrela mar mais nunca tinha aprofundado para descobrir mais sobre ele , sempre gostei gostei do meu apelido (Telinha) Aparti de hoje vou preferir que as pessoas mim chama pelo meu nome Maristela e muito lindo e carregar o nome da Virgem Maria e também o nome minha mãe que também se chama Maria e hoje já está nos braços de Deus e muito importante para mim sou muito orgulhosa por minha mãe ter mim dado esse nome tão lindo e abençoado 😍

    ResponderExcluir
  5. Sou Maristela do Rio de Janeiro. Apelidos: Telinha,Tetela, Maris, Mari, Estela.É meu segundo nome. Passei usar mais no quartel e não deixei de usar mais.❤

    ResponderExcluir
  6. Foi minha mãe quem me deu esse nome!Na infância conheci uma xará na Escola. Hoje em dia conheço poucas pessoas com esse nome! Algumas pessoas me chamam de Mari, Maris ou Stela.

    ResponderExcluir
  7. Sou Maristela acho meu nome lindo e houve época que não me idêntica com ele ... hoje amo (Tela, Telinha.Maris)

    ResponderExcluir
  8. Sou Maristela acho meu nome lindo e houve época que não me idêntificava com ele ,... hoje amo (Tela, Telinha.Maris)

    ResponderExcluir
  9. Maristela de Florianópolis, sou Stela desde que. Nasci, mas gosto muito do meu nome

    ResponderExcluir
  10. Também gosto do meu nome. O significado dele é muito lindo. Assim como as minhas xarás, meu apelido é Tela. Meus pais e minha avó só me chamavam pelo apelido. Minha sogra e a família toda do meu marido me chamam de Estela, mas eu os corrijo. Não gosto.

    ResponderExcluir
  11. Ei .sou Maristela ,ES. Gosto muito do meu mome.

    ResponderExcluir
  12. Tbm amo o meu nome MARISTELA

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma estrela tatuada no braço em homenagem ao meu lindo nome Maristela

    ResponderExcluir