quinta-feira, 15 de junho de 2017

Maristela


.

Maristela é um nome feminino usado em espanhol e português. Ele omes. Quanto à religiosa e literal, seria a partir de um título da Virgem Maria, Stella Maris, que significa “Estrela do mar” em latim. Como junção, supõe-se que seja uma contração de Maria e Estela.

O significado literal é muito bonito e possivelmente tenha sido isso que fez Maristela ser muito usado como nome feminino em português, assim como Stella Maris, que também foi bastante usado. Maristella, com “L” duplo, é a grafia italiana do nome;

No Brasil, esse nome é 322º nome feminino mais usado no período de 1930 a 2010 (IBGE, Nomes no Brasil, Censo 2010). Maristela é o nome de um total de 45.328 mulheres. Santa Catarina é o estado onde é mais frequente encontrar pessoas com esse nome, e a maioria delas nasceu nos anos 60. A grafia Maristella tem 346 pessoas no total.

Embora seja demarcadamente um nome datado, de outras gerações, demasiadamente ligado à uma década, Maristela teve 4 registros na Arpen/SP de 2015, que abrange apenas o estado de São Paulo, o que significa que ele ainda esporadicamente usado no Brasil.

Referências:

Maristela é uma praia brasileira do estado do Rio Grande do Sul.
Maristela Silva Grazzia foi eleita Miss Brasil Mundo 1981, representando o Estado de São Paulo.
Maristela Salvatori, (Rio Grande do Sul, 1960) é uma artista e pintora brasileira. 





.