quinta-feira, 15 de junho de 2017

Vitalina

.

Vitalina é um nome feminino de uso na Rússia e Ucrânia, especialmente, mas que também tem seus representantes no Brasil. Ele é uma forma feminina de Vitaliy, que é uma variante de Vitale, que é a forma italiana do nome latino tardio Vitalis, que foi derivado da palavra latina que significa “vital”. Vitalis foi o nome de vários mártires cristãos e santos católicos primitivos.

No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 8.908 pessoas chamadas Vitalina. Em termos de nome feminino, é o 998º nome feminino mais usado no país de 1930 a 2010. O estado onde Vitalina se destaca é Bahia, e a década de 1940 foi quando mais nasceram mulheres com esse nome.

Embora seja um nome completamente incomum no Brasil e bastante ultrapassado, ele tem a mesma terminação de Valentina, um dos nomes mais apreciados nos dias de hoje.

São poucas as referências de Vitalina, dada a pouca difusão do nome. Temos Vitalina Olegovna Simonova, que é uma nadadora de peito russo, e ainda, Vitalina ou Vitaline foi uma virgem martirizada em Auvergne, tornada uma santa cristã, que morreu em torno do ano 390 d.C. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário