domingo, 25 de junho de 2017

Natanael

.

O nome Natanael é masculino e deriva do hebraico. Vem do nome hebreu נְתַנְאֵל (Netan'el) que significa “Deus tem dado”, o que pode ser interpretado num sentido hipotético como “presente de Deus”, aproximando-o em termos de significado dos nomes Nathan, Jonathan, Dorotéia e Teodora/Teodoro.

No Novo Testamento, esse é um outro nome do apóstolo conhecido como São Bartolomeu. Isso ocorre por que o apóstolo se chamava Natanael bar Tolomai, sendo que “bar Tolomai” significa “filho de Tolomai”, de onde surge Bartolomeu.

Outras linguagens: Nethanel (Bíblia Hebraica), Nathanahel (Bíblia Latina), Natanail (Bulgáro), Nathaniel, Nat, Nate (Inglês), Nathanaël (Francês), Natanaele (Italiano), Natanail (Macedônico), Natanael, Nataniel (Português), Natanael, Nataniel (espanhol).
Em termos de popularidade, a grafia Nathanael possui lugares no Ranking dos Estados Unidos, na 580ª posição no ano de 2015, na Inglaterra e País de Gales e também na França, na posição 111ª em 2014.

Quando se pesquisa Natanael no IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), é uma surpresa perceber que há nada mais nada menos que 810 mulheres chamadas assim. Este que é um nome tão obviamente masculino! Se você for “uma” Natanael e estiver lendo isso, perdoe-nos, mas ... Enquanto nome para meninas, Natanael foi registrado em sua maioria nos anos 1990 e 2000 (não podemos dizer que esses pais e mães não tinham acesso à informação nessa época). Não me conforma o fato de o responsável pelo registro, no cartório, não informar que se trata de um nome masculino.

Como sua devida aplicação de gênero, como nome masculino, Natanael é o nome de 69.835 pessoas no Brasil, fazendo dele o 191º nome masculino mais usado no país no período da pesquisa (1930-2010). Em termos de frequência, quem está na frente é o estado do Ceará, e os registros em sua esmagadora maioria se deram nos anos 90 e 2000, sendo que há em torno de 20 mil registros em cada uma dessas décadas.

Natanaele é a versão masculina do nome, mas no Brasil, há 510 pessoas do sexo feminino chamadas assim; Nataniele também tem 1.931 pessoas, todas mulheres, e por fim, Nathaniele que tem apenas 62 representantes do sexo feminino.

Outras grafias também tem registros: Nataniel (5.806 pessoas), Nathanael (1.803 pessoas), Natanel (1.054 pessoas), Nathaniel (277 pessoas), Natannael (83 pessoas), Nathanel (42 pessoas), Natanail (24 pessoas), Nathannael (24 pessoas).

Em termos de registros recentes, a lista da Arpen/SP de 2015 – que abrange somente o estado de São Paulo – possui 87 registros de Natanael em seus dados. Além desse há também Nathanael (57), Nataniel (3), Nathaniel (2).

Pessoalmente, gosto muito do nome Natanael e aprecio praticamente todas as suas variações, menos Netanel, que acho forçado, apesar de ser a mais próxima do hebraico original. Acredito que ele não é um nome tão popular no Brasil a ponto de já ter enjoado nossos ouvidos, mas ao mesmo tempo, não é desconhecido a ponto das pessoas torcerem o nariz para ele. Tem o ponto a favor de ser bem internacional, mas pode não ser adequado para pessoas não religiosas que não gostem de nomes bíblicos.

Acho que é um nome muito usável nos dias de hoje, e anda meio subestimado, poderia ser mais aproveitados pelos papais e mamães que andam escolhendo nomes nesse momento.

Outras referências:

Natanael Cortez, pastor brasileiro da Igreja Presbiteriana.
Natanael Berg, compositor sueco.
Nathaniel Banks, político e militar estadunidense;
Nathaniel Bliss, astrônomo e religioso britânico;
Nathaniel Lord Britton, bôtanico norte-americano;
Nathaniel Buzolic, ator australiano;
Nathaniel Cartmell, jogador e treinador de basquete;
Nathaniel Hawthorne, escritor norte-americano;
Nathaniel Lees, ator neozelandês;
Nathaniel Shilkret, clarinetista, compositor e maestro norte-americano;
Nataniel Aguirre, escritor, poeta e dramaturgo boliviano;
Natanael dos Santos Macedo, verdadeiro nome de Macedo, jogador de futebol brasileiro.
Nathanael Greene, general estadunidense;

Nathanael West, escritor norte-americano;





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário