domingo, 2 de julho de 2017

Anderson

.

Anderson é um nome masculino inglês, derivado de um sobrenome, que significa “filho de Andrew”, ou transliterando para o português, “filho de André”, com a combinação do nome mais a palavra “son”, que em inglês, significa “filho”. Obviamente, a grande maioria dos homens brasileiros chamados Anderson não são filhos de André, mas o significado nesse caso não contou tanto assim. Como André/Andrew significa “homem”, do grego “andros”, é possível interpretar como “filho do homem”.

Nos Estados Unidos, Anderson esteve na 305ª colocação no ranking de 1000 nomes masculinos mais usados, significando 1177 registros. Em território norte-americano, Anderson também é usado para meninas, embora raramente.

No Brasil, Anderson é um nome bastante popular em gerações passadas e deixado um pouco de lado na atual. Anderson, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), é o nome de 470.777 pessoas, sendo que a maior parte nasceu nos anos 80 – mais de 179 mil, para ser mais exata – e o estado com maior taxa de frequência é Santa Catarina. Como todo nome bastante popular, ele tem outras grafias constando, mas que não vale a pena mencionar. É, portanto, um nome típico dos anos 80.

Isso não significa dizer, porém, que hoje em dia é impossível encontrar um bebê ou uma criança pequena chamada Anderson. Se considerarmos como exemplo a lista da Arpen/SP de 2015, veremos que nasceram 325 meninos com esse nome no estado de São Paulo, o que é um número razoavelmente expressivo. Em termos de número de registros, Anderson está colocado entre Antony e William.

Não vejo o nome Anderson como elegante ou charmoso, ou com bons motivos para ser usado hoje em dia, visto que ficou demarcadamente associado à uma década especifica no Brasil, e também pela sua conotação americanizada, significado irrelevante e sonoridade batida. Mas é um nome digno, e antes ele do que nomes inventados, com grafia errada ou impossíveis de serem pronunciados.

Referências:

Anderson Cléber Beraldo - jogador de futebol brasileiro.
Anderson de Oliveira Rodrigues - jogador brasileiro de voleibol.
Anderson Hernanes de Carvalho Andrade Lima - jogador de futebol brasileiro.
Anderson Luís de Abreu Oliveira - jogador de futebol brasileiro
Anderson Silva - lutador de MMA brasileiro.
Anderson Vieira Martins - jogador de futebol brasileiro.
Anderson Lessa - jogador de futebol brasileiro.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário