sábado, 1 de julho de 2017

Karissa

.

Karissa é um nome feminino, usado em inglês, predominantemente, como uma das variantes possíveis de Charissa. Este, por sua vez, é uma forma elaborada de Charis, o qual foi usado por Edmundo Spencer em seu poema épico “A Rainha das Fadas” (1590). Este, por sua vez, deriva do grego “charis”, que significa “graça, bondade”.

Entre as variants de Karissa estão Carissa, Charissa, Caris e Charis (inglês) além de Charis (grego antigo) e Haris (grego).

Nos Estados Unidos, Karissa entrou no ranking dos 1000 nomes mais usados para meninas no ano de 1977, e permaneceu nele até 2013, ininterruptamente. Em 2013, ficou com a 967ª posição, e não voltou a aparecer. Segundo dados da Social Security, em 2015 ficou com 164 registros em todo o território dos EUA. Não aparece em rankings de outros países.

No Brasil, Karissa é o nome de apenas 161 pessoas, se tomarmos como verdadeiros os dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O estado onde Karissa mais se destaca é o Paraná, e a maioria dos nascimentos se deu nos anos 90. Há também 132 pessoas chamadas Carissa, embora eu ache essa grafia bem menos simpática.


Como referências, temos Karissa Shannon, uma das namoradas de Hugh Hefner, dono da PlayBoy; Karissa Whitsell, uma ciclista norte-americana cega, medalhista nos Jogos Paraolímpicos de Atenas, Grécia; e por fim, Karissa Nicole Strain, uma atriz canadense, que tem uma gêmea também atriz chamada Katie Lynne. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário