sábado, 1 de julho de 2017

Maiana

.

A primeira coisa que encontrei quando pesquisei Maiana no Google foram perguntas no Yahoo Answers. Pessoas chamadas Maiana que não conseguiam encontrar o significado do seu nome e estavam reclamando muito por conta disso. E pessoas respondendo significados incorretos. Um deles dizia que Maiana era um nome inca e significa “nascida da relva”. Não há a menor indicação de que isso esteja correto, embora o significado, se fosse verdadeiro, fosse realmente poético e bonito.

O que sabemos com certeza é que Maiana é o nome de uma ilha nas Ilhas Gilbert, parte da nação do Kiribati. Como as línguas oficiais por lá são o inglês e o kiribati, é bem provável que seja uma palavra na língua nativa, ou então, um nome derivado da palavra “may”, que significa “maio” em inglês. Embora, nesse caso, teria que se escrita, pela lógica, como Mayana.

Há também um nome hebraico unissex, Maayan, que significa “fonte de água”, mas não temos nenhuma evidencia etimológica que comprove que Maiana deriva deste.

Acho mais provável que o nome Mayana ou Maiana tenha sido inventado a partir de Maya/ Maia. Nome presente em várias culturas, Maya pode significar "ilusão", em sânscrito {Na tradição budista, esse seria o nome da mãe de Siddartha Gautama (o Buda) e também é um outro nome para a deusa hindu Durga}; Pode significar ainda "água", da palavra mayim, em hebraico. Pode também ser dado em referência aos povos maias, indígenas latino americanos que construíram uma grande civilização no sul do México e na América Latina, mas foram dizimados pelos espanhóis. Em português, também tem uma ligação fonética com o nome do mês de maio.

O que vemos com tudo isso é que Maiana ou Mayana podem assumir vários significados, dependendo da origem que atribuímos à ele. Independente da pouca precisão em termos de origem ou significado, o nome tem muitas representantes no Brasil. É o nome que nada mais nada menos que três atrizes brasileiras: Mayana Neiva, Mayana Moura e Mayana Blum.

As versões que terminam em -ane podem ser uma tentativa de aportuguesar o nome da região francesa de Mayenne. 

Nessa tabela, organizamos os dados do IBGE em relação à Mayana/Maiana e todas as suas possíveis versões já registradas no Brasil:


Nome
Quantidade
UF de destaque
Década de
destaque

Maiana
Maiana
5.787
Bahia 17,75
1990
Mayana
2.113
Maranhão
1990
Maianna
54
-
-
Mayanna
267
-
-
Maiane
Maiane
14.083
Bahia 38,15
1990
Mayane
3.978
Maranhão
1990
Maianne
106
-
-
Mayanne
449
-
-
Maiani
Maiani
404
-
-
Maiany
261
-
-
Maianny
48
-
-
Mayani
138
-
-
Mayanni
21
-
-
Mayanny
39
-
-
Mayany
57
-
-
Fonte: IBGE (Nomes no Brasil)



Com os dados do IBGE é possível perceber que Maiana e suas variações são populares no nordeste, e especialmente na Bahia. A esmagadora maioria delas nasceu nos anos 90.

Na Arpen/SP de 2015, há apenas um registro do nome Maiana; Já Mayana tem 5 registros no mesmo ano, assim como Mayane tem 4. Eu recomendaria, para quem deseja usar, a grafia Mayana ou Maiana, sendo que as demais não parecem muito charmosas. 

Referências:

Mayana Moura é uma atriz e cantora brasileira.
Mayana Neiva é uma atriz brasileira de teatro, cinema e televisão.
Mayana Blum (Rio de Janeiro, 10 de Fevereiro de 1977) é uma atriz brasileira, filha do compositor Zé Rodrix e a atriz Norma Blum, que atuou em Mundo da Lua (seriado) e depois saiu das telinhas.





.


17 comentários:

  1. O meu nome é Maiany , e acho muito lindo e belo , todos que me conhecem pela primeira vez e ouvem meu nome ,acham lindo , tenho orgulho do meu nome Maiany😍😘

    ResponderExcluir
  2. O meu é Mahiani... Até hoje não encontrei ninguém com nome igual

    ResponderExcluir
  3. O meu nome é Mahiana...Tb ñ encontrei ninguém com a escrita igual ao meu

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha o meu a Mariana eu sou apaixonada nele

    ResponderExcluir
  5. E eu sou a Mayanna, sou do Ceará ❤️ amo o jeito da escrita do meu nome, bem diferente.
    @may.an.na

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Maiana e sempre tentei saber a origem. Esse artigo me é de grande valia.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Mais uma Maiana aqui nascida em 89 na Bahia :)

    ResponderExcluir
  9. Meu nome e Maiana, surpresa por encontrar gente com o msm nome, minha mãe diz que meu nome e indígena pois temos descendência

    ResponderExcluir
  10. O Meu é Maiana só conheço mais duas com esse mesmo nome .queria saber o significado pois estou querendo abrir uma loja com o meu nome ,aí queria saber o significado pra tentar fazer uma junção.Aceito ideia

    ResponderExcluir
  11. Olá, meu nome é Mayana, e eu já atrizes com o mesmo nome meu, sou de Pelotas (RS).☺☺😊😊

    ResponderExcluir
  12. Pensei que era por causa de uma flor que nascia somente no mês de maio

    ResponderExcluir
  13. O meu pai dizia que era por causa de uma flor que nascia somente no mês de maio que dar em um arbusto e sempre cresce em lugares diferentes por isso que é difícil vê , ele tbm dizia que era pequena e delicadas flores rosas com roxo escuro, isso já faz nove anos atrás. Eu tbm me chamo Maiana!! Lembro tbm que ele dizia que esse nome tem um grande significado. Queria saber mais sobre isso.

    ResponderExcluir
  14. Minha filha se chama Alice Mayana. A maioria das pessoas sempre elogia o segundo nome. Diferente, mas fácil e bonito.

    ResponderExcluir
  15. O nome da minha filha é Mayanna pq já tinha conhecido alguém com esse nome e na época qd pesquisei dizia ser de origem havaiana, q representava luz, iluminada e de muito amor, mas hj em dia nas pesquisas mostram outras origens do nome, mas o q importa é q amo o nome é pra mim condiz com a luz de minha filha❤️

    ResponderExcluir