sábado, 1 de julho de 2017

Maiana

.

A primeira coisa que encontrei quando pesquisei Maiana no Google foram perguntas no Yahoo Answers. Pessoas chamadas Maiana que não conseguiam encontrar o significado do seu nome e estavam reclamando muito por conta disso. E pessoas respondendo significados incorretos. Um deles dizia que Maiana era um nome inca e significa “nascida da relva”. Não há a menor indicação de que isso esteja correto, embora o significado, se fosse verdadeiro, fosse realmente poético e bonito.

O que sabemos com certeza é que Maiana é o nome de uma ilha nas Ilhas Gilbert, parte da nação do Kiribati. Como as línguas oficiais por lá são o inglês e o kiribati, é bem provável que seja uma palavra na língua nativa, ou então, um nome derivado da palavra “may”, que significa “maio” em inglês. Embora, nesse caso, teria que se escrita, pela lógica, como Mayana.

Há também um nome hebraico unissex, Maayan, que significa “fonte de água”, mas não temos nenhuma evidencia etimológica que comprove que Maiana deriva deste.

Acho mais provável que o nome Mayana ou Maiana tenha sido inventado a partir de Maya/ Maia. Nome presente em várias culturas, Maya pode significar "ilusão", em sânscrito {Na tradição budista, esse seria o nome da mãe de Siddartha Gautama (o Buda) e também é um outro nome para a deusa hindu Durga}; Pode significar ainda "água", da palavra mayim, em hebraico. Pode também ser dado em referência aos povos maias, indígenas latino americanos que construíram uma grande civilização no sul do México e na América Latina, mas foram dizimados pelos espanhóis. Em português, também tem uma ligação fonética com o nome do mês de maio.

O que vemos com tudo isso é que Maiana ou Mayana podem assumir vários significados, dependendo da origem que atribuímos à ele. Independente da pouca precisão em termos de origem ou significado, o nome tem muitas representantes no Brasil. É o nome que nada mais nada menos que três atrizes brasileiras: Mayana Neiva, Mayana Moura e Mayana Blum.

As versões que terminam em -ane podem ser uma tentativa de aportuguesar o nome da região francesa de Mayenne. 

Nessa tabela, organizamos os dados do IBGE em relação à Mayana/Maiana e todas as suas possíveis versões já registradas no Brasil:


Nome
Quantidade
UF de destaque
Década de
destaque

Maiana
Maiana
5.787
Bahia 17,75
1990
Mayana
2.113
Maranhão
1990
Maianna
54
-
-
Mayanna
267
-
-
Maiane
Maiane
14.083
Bahia 38,15
1990
Mayane
3.978
Maranhão
1990
Maianne
106
-
-
Mayanne
449
-
-
Maiani
Maiani
404
-
-
Maiany
261
-
-
Maianny
48
-
-
Mayani
138
-
-
Mayanni
21
-
-
Mayanny
39
-
-
Mayany
57
-
-
Fonte: IBGE (Nomes no Brasil)



Com os dados do IBGE é possível perceber que Maiana e suas variações são populares no nordeste, e especialmente na Bahia. A esmagadora maioria delas nasceu nos anos 90.

Na Arpen/SP de 2015, há apenas um registro do nome Maiana; Já Mayana tem 5 registros no mesmo ano, assim como Mayane tem 4. Eu recomendaria, para quem deseja usar, a grafia Mayana ou Maiana, sendo que as demais não parecem muito charmosas. 

Referências:

Mayana Moura é uma atriz e cantora brasileira.
Mayana Neiva é uma atriz brasileira de teatro, cinema e televisão.
Mayana Blum (Rio de Janeiro, 10 de Fevereiro de 1977) é uma atriz brasileira, filha do compositor Zé Rodrix e a atriz Norma Blum, que atuou em Mundo da Lua (seriado) e depois saiu das telinhas.





.