domingo, 2 de julho de 2017

Frida


.

Para quem é da região sul ou tem o mínimo contato com o folclore alemão, sabe que o Fritz e a Frida são os personagens símbolo das festas alemãs, como KerbFest’s, Octoberfest e outras do gênero. Eles vestem dois gigantes bonecos com roupas típicas alemãs e a mulher é chamada de Frida. Talvez por causa disso, Frida acabou se tornando sinônimo de Esposa ou de Mulher. É comum dizer “a minha Frida” para gracejar sobre “minha esposa”. Por isso, para quem é do sul, é difícil escutar esse nome sem achar engraçado.

Porém, Frida é um nome interessante e legítimo, usado em sueco, norueguês, dinamarquês e alemão. Frida é um nome germânico, originalmente uma forma abreviada de outros nomes contendo o elemento “frid”, como Frederica ou Fredesvinda, que significa “paz”. Além disso, esse é o equivalente escandinavo do cognato nórdico antigo Fríða. Uma portadora famosa é sem dúvida, a pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954).
Outras línguas: Frida (escandinavo antigo), Frieda, Freida (Inglês), Frieda (alemão), Frida (islandês). 

A popularidade de Frida no mundo é bastante pronunciada. Temos ele classificado em 851º lugar nos Estados Unidos no ano de 2015, e na Dinamarca, no 27º lugar no ano de 2014, assim como na Noruega (18º lugar). Já esteve em rankings anteriores da Suécia.

No Brasil, é um nome que foi usado principalmente pelos descendentes de alemães no sul, mas há tempos já não tem grande repercussão. São 2.547 pessoas chamadas Frida em todo o Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Desse total, 556 estão em Santa Catarina e 853 no Rio Grande do Sul, e a maioria foi registrada nos anos 30. Nos anos 2000, foram apenas 76 pessoas chamadas Frida.

Frida Kahlo foi uma importante pintora mexicana do século XX. É considerada, por alguns especialistas em artes plásticas, uma artista que fez parte do Surrealismo. Porém, a própria Frida negava que era surrealista, pois dizia que não pintava sonhos, mas sua própria realidade. Destacou-se ao defender o resgate à cultura dos astecas como forma de oposição ao sistema imperialista cultural europeu.

Referência:

Frida, cantora suíça;
Frida Boccara, cantora francesa;
Frida Giannini, estilista italiana;
Frida Gustavsson, modelo suíça;
Frida Hansdotter, esquiadora alpina francesa;
Frida Östberg, jogadora de futebol sueca;
Frida Scarpa, nadadora italiana.

Frida, Behind the Name.
Frida. Wikipédia.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário