sábado, 8 de julho de 2017

Charissa & Charisse

.


Charissa é um nome feminino inglês elaborado a partir de Charis. Edmund Spencer usou-o em seu épico poema “A Rainha das Fadas” (1590). As variantes deste nome são Carissa, Karissa, Caris, Charis. Charis, por sua vez, é a forma feminina de Chares, usado desde o século 17 em inglês (nessa grafia), e que deriva da palavra grega χαρις (charis), que significa “graça, bondade”.

E ele entrou no Ranking de popularidade dos Estados Unidos de 1973 até 1986, mas em posições tímidas. Na Holanda, entretanto, ele foi o 367º colocado em 2011.

Apesar de ter praticamente a mesma grafia, segundo o Behind The Name, Charisse tem um significado diferente. Ele é um nome derivado de um sobrenome francês de significado desconhecido. Ele foi usado em honra à atriz e dançarina americana Cyd Charisse (1921-2008). As variantes nesse caso são Cherise, Cherice, Sharise, Sherisse.

Em termos de popularidade, Charisse se manteve no ranking dos Estados Unidos de 1962 a 1975, em posições retardatárias, não voltando a constar depois disso.

O nome Charissa não tem registros no IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), mas Charisse tem 20 registros, apenas. Em listas recentes, não há nenhum registro. É um nome pouco usado em território brasileiro.

Referências:

Charice Pempengco, atriz filipina;
Charisse Arrington, cantora norte-americana;
Charisse Jones, jornalista e ensaísta afro-americana;
Charisse Melany Moll, Miss Suriname 2007
Cyd Charisse, atriz e dançarina americana.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário