domingo, 9 de julho de 2017

Edom



Edom significa "vermelho" em hebraico. No Antigo Testamento, é uma outra maneira de se referir à Esaú. A ele é dado o apelido de Edom, porque ele troca seu direito de primogenitura por uma porção de caldo de vermelho, ou por que ele seria ruivo, dependendo da interpretação. Ele aparece no livro de Gênesis.

Edom foi um reino ao sul da Jordânia, no primeiro milênio antes de Cristo, na Idade do Ferro. A região tem muito arenito avermelhado, que pode ter dado origem ao nome Edom, e também vindo do povo da linhagem de Esaú, que era um homem ruivo, por isso a origem dos edomitas.

Em termos de popularidade em outros países, não existem dados nos sites disponíveis, não podemos saber se há algum lugar que ele seja usado com mais proeminência.

O nome Edom não é quase nada usado no Brasil. Apenas 88 pessoas se chamam assim em todo o país, desde 1930 até 2010, o período que envolve a pesquisa do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), a maioria nascida na década de 80.

Como o significado se refere à uma cor, seria interessante o seu uso por alguém que tem alguma simbologia com o vermelho.






.