domingo, 9 de julho de 2017

Charlene




Quando eu penso no nome Charlene – e os nascidos nos anos 80 vão concordar comigo – a primeira coisa que vem à mente é a Charlene Sauro, a filha mais velha da Família Dinossauros. Era uma série de televisão americana. Apesar de ser concebida como um programa infantil, faz uma crítica bem humorada ao chamado "american way of life" e uma sátira da sociedade e dos costumes da classe média desse país. Mas acabou fazendo muito sucesso no Brasil, tanto que tínhamos brinquedos, cadernos, adesivos e tudo mais da Família Dinossauros.

O que é no mínimo curioso, já que Charlene é um nome de princesa hoje em dia: é o nome da princesa consorte de Mônaco, esposa do Príncipe Alberto II desde 2011. Charlene Lynette Wittstock é uma ex-nadadora olímpica nascida no Zimbábue. Com o príncipe ela tem dois filhos: Gabriela, Condessa de Carladès e Jaime, Príncipe Herdeiro.

Charlene é um dos diminutivos femininos de Charles (Carlos em português), sendo um diminutivo essencialmente inglês. Charles é deriva do germânico Karl, e significa “homem”.

Variantes: Charleen, Sharleen, Sharlene

Formas masculinas: Carl, Carol, Charles, Karl

Outras línguas: Charlize (Africâner), Carolina (germânico antigo), Carla (Catalão), Karla (croata), Karla, Charlotte (dinamarquês), Carla, Carola, Charlotte (holandês), Carole, Charline, Charlotte (francês), Carla, Carola, Karla, Charlotte (alemão), Karola (húngaro), Séarlait (irlandês), Carla, Carola, Carlotta (italiano), Karla, Charlotte (norueguês), Carla, Carlota (Português), Carla, Carlota (espanhol), Carola, Karla, Charlotte (sueco)

O nome entrou no ranking dos Estados Unidos no início do século XX, e ficou até 1999, mas nunca ficou dentre os primeiros colocados. Também já constou na Inglaterra e País de Gales, além do Canadá, e na França, no ano de 2010, ficou na 316ª posição.

No Brasil, há 10.058 pessoas chamadas Charlene, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), tendo como estado de destaque o Amapá, a maioria nascidas na década de 80. Esse número faz de Charlene o 920º nome feminino mais usado no Brasil de 1930-2010.

Referências:
Charlene Almarvez, modelo filipina;
Charlene Attard , atleta;
Charlene Choi, atriz e cantora chinesa;
Charlene Consolação, atriz e cantora filipina;
Charlene D'Angelo, cantora, conhecida simplesmente como Charlene.
Charlene Dallas, Miss Califórnia 1966;
Charlene Fernetz, atriz canadense;
Charlene Gonzales, personalidade de televisão e cinema e ex-rainha da beleza nas Filipinas;

Charlene McKenna, atriz irlandesa premiado;