segunda-feira, 10 de julho de 2017

Chelsea

.


Chelsea é um nome essencialmente geográfico. A partir do nome de um distrito em Londres, o qual deriva do inglês antigo e significa algo como “local de desembarque de giz ou calcário”. Passou a ser usado como nome próprio depois dos anos 1970. Americanos criaram variantes como Chelsey e Chelsie.

É um nome com larga popularidade em países anglófonos. Nos Estados Unidos, no ano de 2015, esteve classificado no 305º lugar, e na Inglaterra no 473º lugar em 2014. Também encontra-se no ranking atual da Austrália (61º), Holanda (363º), e já esteve nos rankings do Canadá, França, Nova Zelândia, Irlanda do Norte e Escócia em anos anteriores.

Chelsea Victoria Clinton é a única filha do ex-presidente Bill Clinton e da secretária de estado Hillary Clinton, e foi através dela que eu vi esse nome pela primeira vez, em uma revista, quando era uma criança. Como nunca tinha visto o nome, achei lindo, e também pronunciei exatamente como se lê, sem saber que a pronúncia é diferente. Por algum motivo, Chelsea me lembra “céu e mar”.

Realmente não parece, mas temos 88 pessoas chamadas Chelsea no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O número é pequeno, mas eu, honestamente, esperava que não tivesse nenhuma. Há também 22 pessoas chamadas Shelsea. A maioria esmagadora nasceu nos anos 90.

Algumas referências:

Chelsea Brown, atriz;
Chelsea Chen, organista;
Chelsea Clinton, filha do ex-presidente dos EUA, Bill Clinton;
Chelsea Cooley, ex-Miss EUA (2005);
Chelsea Campo, atriz;
Chelsea Georgeson, surfista;
Chelsea Grin, banda de deathcore progressiva americana;
Chelsea Handler, comediante;
Chelsee Healey, atriz;
Chelsea Hobbs, atriz;
Chelsea Kane, atriz e cantora;
Chelsea Newton, jogador de basquete;
Chelsea Noble, atriz;
Chelsea Peretti, escritora e comediante;
Chelsea Quealey, trompetista de jazz;
Chelsea Quinn Yarbro, escritora;
Chellsie Memmell, ginasta olímpica;
Chelsi Smith, ex-Miss EUA (1995) e Miss Universo (1995);
Chelsie Hightower, dançarina de salão profissional;

Chelsy Davy, namorada do príncipe Harry;







.