terça-feira, 11 de julho de 2017

Tauã

.

Há um certo consenso entre as pessoas que Tauã se trata de um nome indígena, possivelmente tupi-guarani, a semelhança e sonoridade de Cauã, entretanto, não há como tornar 100% preciso o seu significado. Muitos sites brasileiros de significados de nomes, que são pouco confiáveis, dizem que Tauã significa “terra molhada”.

Outros sites dizem que é uma variante elaborada a partir de Tau, um nome usado no sul da África, que significa “leão” em Tswana e Sotho. Tau era o nome do último governante do Rolong, na África do Sul (século 18). Porém, a possibilidade disso ser verdadeiro é bem pequena.

Porém, Tauá, com o acento agudo no á, significa “barro, argila” em tupi-guarani, como uma variante da palavra “taguá”; na Wikipédia também encontramos Tauá como uma palavra de origem indígena que significa "Barro vermelho" em tupi.

Tauã, no Brasil, é o nome de 111 mulheres, segundo os dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Apesar disso, é majoritariamente usado como nome masculino: Tauã é o nome de 3.306 pessoas do sexo masculino no Brasil, conforme o mesmo banco de dados, e os gráficos apontam que o estado onde ele tem mais destaque é a Bahia. A maioria dos rapazes chamados Tauã nasceram na década de 2000. Além disso, 591 rapazes se chamam Thauã com essa grafia. Porém, a grafia mais usada no país é Tauan, que tem 6.281 pessoas.

Uma referência é Tauã Ferreira dos Santos, mais conhecido como Tauã (São Paulo, 29 de dezembro de 1993), é um futebolista brasileiro que atua como atacante e meia. Atualmente joga pelo Avaí.

Tauá é uma palavra indígena que define:

1- cidade e município do estado do Ceará ( ex- São João dos Inhamus)
2- localidade no município de Buíque, em Pernambuco.
3- localidade no município de João Pinheiro, em Minas Gerais.
4- localidade no município de Pilões, na Paraíba.
5- povoado no município de Diamantino, no Mato Grosso.
6- ilha no rio Uaupés, à jusante (VIDE) da confluência com o rio Tiquié, no estado do Amazonas.
7- rio afluente da margem direita do rio Santa Maria, entre os municípios de Serra e Cariacica, no Espírito Santo.
8- córrego afluente da margem direita do rio Tocantins, no município de Goiatins, no estado do Tocantins.



Em termos de registros recentes, Tauã teve 7 registros em 2015, segundo registros no estado de São Paulo, segundo dados da Arpen/SP. A grafia Tauan tem 8, mas a lista consta com 28 registros de Thauan e 2 Thauã.




.

3 comentários:

  1. Tauan pra mim vem do Hebraico, a última letra Tau, uma junção de Tau com o som de Natã ou Natan, sendo o som de ã. Sendo assim Tauã ou Tauan, pra mim é o mais aceitável. Tau significa selado por Deus.

    ResponderExcluir
  2. Estamos pensando em colocar o nome de nosso filho de Tauã, agradeço muito o levantamento dos dados viu. Não sabia da popularidade na Bahia, terra dos meus pais. Acho que agora batemos o martelo. Gratidão!

    ResponderExcluir
  3. Meu filho se chama Tauã , acho lindo esse nome e a grafia

    ResponderExcluir