sexta-feira, 7 de julho de 2017

Cicely

.


Um nome exclusivíssimo de 25 mulheres no Brasil: esse é Cicely, que segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), só tem essas representantes em todo o território brasileiro ao longo de mais de 80 anos. Outras 25 ostentam a grafia Ciceli.

Cicely é um nome do sexo feminino, inglês, que se constituiu como uma variante medieval de Cecilia. Cecilia é um nome romano, que origina-se no latim “caecilia”, da palavra “caecus” que significa “cega”. O significado não é nada positivo, mas se atenua com o fato de Santa Cecília ser a padroeira dos músicos, então o nome está associado a musicalidade.

Variantes: Cecelia, Cecilia, Cecily

Outras línguas: Caecilia (romana), Cecilija, Cila (croata), Cecilie, Cecilie (Checo), Cecilie, Cecilia, Cille, Silje, sille (dinamarquês), Cécile, Cecilia, Cilla, Silke (holandês), Cecilia, Silja (finlandês), Cécile (francês), Cäcilia, Cäcilie, Cecília, Cecilia, Silke, Zilla (alemão), Cecília, Cili (húngaro), Sheila, Síle (irlandês), Cecilia (italiano), Cecilie, Cecilia, Silje (norueguês ), Cecylia (polonês), Cecília (Português), Tsetsiliya (russo), Sìleas (escocês), Cecília (eslovaco), Cecilija, Cila, Cilka (esloveno), Cecilia (espanhol), Cecilia, Cilla (sueco).

É curioso observar a popularidade de Cicely nos Estados Unidos: ele entrou no ranking em 1973, e ficou na 702ª posição, mas em 1974 ele já saiu, tendo estado na 608ª posição. O que faz um nome sair da 608ª posição para o nada, não sei informar.

Referências:

Cicely Mary Barker, uma ilustradora de livros inglesa;
Dame Cicely Courtneidge, comediante e atriz inglesa;
Cicely Hamilton, feminista, jornalista, escritora e sugrafista inglesa; Neta da cantora inglesa Cicely Nott.
Cicely Mayhew, primeira diplomata mulher britânica;
Cicely Nott , atriz e cantora;
Dame Cicely Saunders, enfermeira, medica e escritora inglesa;
Cicely Tyson, atriz afro-americana;




.