sexta-feira, 7 de julho de 2017

Fortunato

.


Fortunato é um nome masculino usado em italiano, espanhol e português. É a forma, nessas línguas, do nome latino “Fortunatus”, significando “sortudo, abençoado, feliz”, enfim, “afortunado”. Este foi o nome de vários santos iniciais da cristandade.

As variantes em italiano incluem Affortunato, e mais: Fortunata (basco), Fortunat (catalão). Esse nome foi muito comum durante a Idade Média. Ele é etimologicamente ligado à nomes como Fortune e Fortunio, enquanto que para o significado é semelhante com Fatmar e Eutichio.

Há 2.661 pessoas chamadas Fortunato no Brasil (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que isso faz dele o 1.949º nome masculino na ordem dos mais usados no país nos últimos 80 anos, o que demonstra que é um nome raro. O estado onde ele é mais frequente é no Amazonas e a década de maior número de nascimentos é 1950.

É um nome bem difícil de ser encontrado entre bebês e crianças, mas no estado de São Paulo, no ano de 2015, uma família recebeu um pequeno Fortunato. É um registro apenas, mas de certo modo surpreendente pela originalidade dessa escolha.

Referências:

Fortunato II de Grado, patriarca católico italiano;
Fortunato Baldelli, cardeal e arcebispo católico italiano;
Fortunato Baldinotti, jogador de futebol italiano;
Fortunato Depero, pintor, escultor e publicitário italiano;
Fortunato Garcés, rei de Navarra;
Fortunato Libanori, motociclista italiano;
Fortunato Marazzi, general, político e escritor italiano;
Fortunato Misiano, produtor cinematográfico italiano;
Fortunato Pasquetti, pintor italiano;
Fortunato Seminara, escritor e jornalista italiano;
Fortunato Vinelli, bispo católico italiano.





.