domingo, 16 de julho de 2017

Claudete & Claudette

.

Claudette é o diminutivo francês feminine de Cláudio, que é um nome romano que significa “coxo, manco”. Há também a variante Claudine, também em francês, e em outras línguas temos:

Claudia (Roma Antiga), Claudia (Bíblica), Klavdiya (Bulgária), Klaudija (Croata), Klaudie (Checo), Claudia (holandês), Claudia, Gladys (Inglês), Claudia (Alemão), Claudia (Italiano), Klaudia (Polonês), Cláudia (Português), Claudia (Romênia), Klavdiya, Klava (Rússia), Klaudia (eslovaco), Klavdija (Esloveno), Claudia (Espanhol), Klavdiya (Ucraniano), Gladys (galês).

Nos Estados Unidos, Claudette se manteve dentro do ranking de 1930 a 1973, sendo que nesse ano fechou sua participação no 872º lugar, e não voltou a aparecer.

No Brasil, Claudette foi aportuguesado como Claudete, sem o “t” duplo, nome este que tem 61.804 pessoas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), número este que faz esse nome ser o 248º nome feminino mais usado no Brasil. O estado de destaque é Santa Catarina, e a maioria dos registros aconteceu nos anos 70. A variante Claudette tem apenas 232 pessoas em todo o Brasil, ao longo de todo o período que a pesquisa abrangeu (1930-2010).

 É um nome que ficou demarcadamente associado à década de 70, uma vez que mais de um terço das Claudete’s brasileiras nasceram nessa década. Então, hoje em dia é praticamente impossível encontrar um bebê ou uma criança pequena assim chamada. Ainda assim, Claudete teve um registro na lista da Arpen/SP de 2015.

Referências:

Claudete Troiano é uma apresentadora de televisão, atriz e jornalista brasileira.
Claudete Joubert é uma atriz brasileira, uma das musas da pornochanchada e do "cinema pancadaria"
Claudette Soares é uma cantora brasileira.
Claudette Colbert foi uma atriz americana, mais conhecida por seu desempenho em It Happened One Night.
Claudette Carbonneau, uma líder sindical de Quebec;
Claudette Colbert é uma atriz americana naturalizada francesa;
Claudette Colvin, uma mulher negra norte-americana do Alabama, que em 1955, com a idade de 15 anos, se recusou a deixar seu assento a um homem branco em um ônibus de Montgomery em violação das leis locais;
Claudette Dion é uma cantora canadense, irmã de Celine Dion;
Claudette Werleigh, uma política haitiana que foi primeira-ministra do país, de 7 de Novembro de 1995 a 07 de fevereiro de 1996.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário