domingo, 16 de julho de 2017

Estanislau

.


Estanislau é a forma catalã e portuguesa de Stanislav, que é um nome usado em checo, eslovaco, russo, ucraniano, búlgaro, esloveno, sérvio e croata. Ele é derivado dos elementos eslavos “stani”, que significa “suportar” com “slava”, que significa “glória”. Por interpretação, significaria algo como “duradouro na glória”.

Diminutivos: Slava, Stas (Russo), Stanko (Bulgária), Stane, Stanko (Esloveno), Stanko (Sérvio), Stanko (Croata).

Formas femininas: Stanislava, Stana (checo), Stanislava (eslovaco), Stanislava (Russo), Stanislava, Stanka (Búlgaro), Stanislava, Stanka (Esloveno), Stanislava, Stana (Sérvia), Stanislava, Stana, Stanka (Croata), Stana, Slava, Stanislava (italiano).

Outras linguagens: Stanislas (Historia), Stanislovas (Lituano), Stanisław (Polonês), Stanislao, Stano, Stani, Stanislavo (italiano), Stanislaus, Stanislas (inglês), Stanislavs (letão), Stanislaw (maltês), Estanislao (espanhol), Szaniszló (húngaro).

O nome, na grafia Stanislav é bastante popular na República Checa, onde esteve em 71º lugar no ano de 2015.

No Brasil, Estanislau é o nome de 2.475 pessoas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O estado de destaque é o Paraná, mas o nome tem bastante popularidade em todo o sul: entre Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estão 1298 do total. A grafia Stanislaw tem 65 pessoas e Estanislaw tem 22 pessoas.

Referências

Stanislaw Ponte Preta, pseudônimo do jornalista, cronista, escritor e radialista brasileiro Sérgio Marcus Rangel Porto.

Estanislau Kostka ou Stanisław Kostka, foi um jesuíta polaco canonizado pelo Papa Bento XIII, em 1726.

José Estanislau de Oliveira, primeiro barão de Araraquara e visconde de Rio Claro foi um fazendeiro e militar brasileiro, cafeicultor da região de Piracicaba, além de ter participado como coronel na Guerra do Paraguai.

Dom Estanislau Amadeu Kreutz foi um sacerdote e bispo católico brasileiro, bispo da Diocese de Santo Ângelo.

Estanislau II Augusto Poniatowski  foi o último Rei da Polônia e Grão-Duque da Lituânia de 1764 até sua abdicação em 1795 com as Partições da Polônia.

Estanislau I Leszczyński  foi o Rei da Polônia e Grão-Duque da Lituânia em dois períodos diferentes.

Estanislau Konarski  era educador polaco, um reformador educacional, um escritor político, um poeta, um dramaturgo, monge de Piaristes e o precursor principal do Iluminismo em Polónia.

Santo Estanislau Papczynski ou Estanislau de Jesus e Maria, nascido João Papczynski, foi um sacerdote da Igreja Católica, membro da Ordem Piarista e fundador da Congregação dos Padres Marianos.

Estanislau Romanowski foi um político brasileiro.

Estanislau da Conceição Aleixo Maria da Silva é um político timorense. Foi primeiro-ministro interino de Timor-Leste de 20 de maio a 8 de agosto de 2007.

Estanislau de Figueiredo Pamplona, mais conhecido como Pamplona, foi centro-avante reserva da Seleção Brasileira de Futebol durante a Copa do Mundo de 1930.

Estanislau de Szczepanów era bispo de Cracóvia, santo e mártir da Igreja Católica.






.

17 comentários:

  1. Ola, estou a procura da origem desse nome, pois ele é nome de meu bisavô, gostaria de saber mais de Minhas origens...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. do meu bisavô também! o noem dele era Joaquim, será que somos parentes?

      Excluir
  2. Procurando parentes, pois o meu avô Manoel Estanislau da costa e Minha avó Maria Pinto da Costa. Ambos de origem portuguesa.

    ResponderExcluir
  3. Sou de sobrenome estanislau

    ResponderExcluir
  4. Meu avô era ludovico estanislau fronsak

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Vanildo Estanislau nasci em SP mais minha origem é de nordestinos Paraiba

      Excluir
    2. Meu avô se chama José Estanislau, veio da Paraíba para o Paraná

      Excluir
    3. Sou Estanislau, do PR, atualmente em florianopolis ! estanis.jr instagram para conhecer voces.

      Excluir
  5. Meu nome é José Pedro Estanislau e gostaria de saber das origens de meus antepassados. Meu bisavô se chamava Vicente Nolasco Estanislau e eu queria saber mais sobre ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem sou bisneta do Vicente Nolasco Estanislau. Meu avô Altivo era filho dele.
      Nascemos em Manhuaçu-minas

      Excluir
  6. Olá, eu estou a procura de informações sobre minha bisavó que tinha como nome de solteira Christina Estanislau, e ao se casar se tornou Christina Mühlbauer. Alguém por acaso já ouviu falar dela? Ela morou em Rio Negrinho-SC

    ResponderExcluir
  7. Me chamo Selma Estandislau. O meu é um pouco diferente mais queria também saber minhas origens

    ResponderExcluir
  8. Meu avô se chamava Jan Buuda é meu pai stanislav cruz Buuda, gostaria de saber sobre parentes na República Theca.

    ResponderExcluir
  9. O meu nome também é Estanislau Nabalim.

    ResponderExcluir
  10. Meu avô se chamava Manuel Estanislau, casou com Jandira Alves da Silva. Tinha um irmão padre que morava em Manaus. Caso alguém ache familiar, gostaria de obter informações sobre a família Estanislau. Me contatem pelo e-mail tmaga@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir