segunda-feira, 17 de julho de 2017

Clélia

.

Embora Clélia tenha semelhança com Célia e Cecília, eu considero a repetição do “L” um pouco complicada de pronunciar, por isso talvez esse nome tenha adquirido difusão moderada entre brasileiros.

Na mitologia romana, Clélia é uma figura mitológica feita refém por Porsenna. Em algumas versões do mito, Clélia, com outras nove meninas, foi dada a Porsenna pelos romanos, para fazer um pacto de paz entre eles e os etruscos. Clélia encorajou suas amigas para escapar do acampamento etrusco e atravessar o Rio Tibre a nado. Ao fazê-lo, Clélia permaneceu nas margens do rio para ver as meninas em fuga. Uma sentinela de Porsenna (ou ele próprio) encontrou a menina e entregou-a Porsenna, que a libertou fascinado pela sua coragem.

Clélia origina-se do latim Clelia, forma feminina do nome Cloelius, de origem desconhecida. Algumas fontes levam em conta a raiz grega “kleos”, que significa “fama”, “glória”, tornando-se da mesma família de Hercules, Cleópatra, Clio e Tecla, propondo-se o significado “glorioso”, “famoso”. Se assim for, o nome é semelhante em termos de significado à Berta, Clizia e Shohreh. Como variantes temos Clélie (francês), Cloelia (latim), Klelia (polonês).

Clélia é o nome de 11.389 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O destaque fica por conta do Rio Grande do Sul, onde há a maior taxa por 100 mil pessoas do Brasil, e as décadas que acumularam maior número de nascimentos foi 50 e 60. Klelia, escrito com K, tem 105 representantes em todo o país. Não são números grandes: Clélia, com esse número de registros de 1930 a 2010, se constitui como o 826º nome feminino mais usado durante esse período da pesquisa do Censo.

Jardim Clélia foi o nome dado a um bairro no distrito do Jabaquara, na cidade de São Paulo. Uma portadora ilustre no Brasil é Clélia Bernardes, foi a esposa do ex-presidente brasileiro Artur Bernardes e a primeira-dama do país.

Referências:

Clelia Barbieri, religiosa e santa italiana;
Clelia Bernacchi, atriz e dubladora italiana;
Clelia Bompiani, pintora italiana;
Maria Clelia Cardona, poetiza e escritora italiana;
Clelia Durazzo, botânica italiana;
Clelia Farnese, dama da nobreza italiana;
Clelia Garibaldi, escritora italiana;
Clelia Giacobini, micro bióloga italiana;
Clelia Grillo Borromeo, dama da nobreza italiana;
Clelia Lollini, médico italiano;
Clelia Matania, atriz italiana;
Clelia Merloni, religiosa italiana;
Clelia Romano Pellicano, escritora e jornalista italiana;
Clelia Rondinella, atriz italiana;
Clelia Sarnelli Cerqua, arabista e islamista italiana;
Clelia Maria Josepha Strepponi, verdadeiro nome de Giuseppina Strepponi, soprano italiana;
Clelia Tini, nadadora de San Marino;

Clelia Vannucchi Pedani, pintora e escultora italiana.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário