terça-feira, 4 de julho de 2017

Loribelle

.


Loribelle Hunt é uma escritora norte-americana, do estado do Alabama. Por isso, achei esse nome procurando por livros em inglês no Google Reads. Eu tenho uma pequena compulsão em achar nomes terminados com o sufixo –belle que possam servir como alternativa ao já batido Isabelle e semelhantes, então automaticamente pensei em publicar no Blog.

O único que site mais ou menos confiável que fala sobre Loribelle é o Think Baby Names, mas nos fala o óbvio: é uma elaboração de Lora ou de Laura agrupado com o sufixo –belle, que geralmente pretende lembrar “beleza”. Laura é um nome originado no latim que significa “louro” – um nome com significado positivo pois a “coroa de louros” era dada ao vencedor, uma pessoa homenageada era “laureada”, e assim por diante.

Assim Loribelle não adquire uma significação interpretativa que faça muito sentido: Louro belo.

No Brasil, Loribelle é um nome equivalentemente único: não há dados no IBGE (Nomes no Brasil) ou nas listas recentes da Arpen/SP, nem tampouco para a única variante dada pelo TBN: Lorabelle, a qual, penso eu, tem uma sonoridade um pouco mais atravancada para pronunciar.


Assim sendo, se o que procuras é um nome absolutamente original, sem precedentes, com praticamente nenhuma homônima no Brasil, Loribelle é uma alternativa a ser considerada. Um apelido menos formal pode ser “Lori”, que também é um nome próprio bastante usado no sul do Brasil.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário