terça-feira, 4 de julho de 2017

Piatã

.

Se Cauã e suas variações é tão popular, certamente não vejo maiores motivos de estranhamento para Piatã, um nome igualmente indígena com a mesma terminação. Entretanto, nenhum registro consta no IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), o que sugere que existam menos de 20 homens chamados Piatã no Brasil – ou nenhum – e nada consta também na lista da Arpen/SP de 2014 ou 2015.  

O Blog Caboclos na Umbanda diz que Piatã é um nome indígena masculino que significa “pedra dura”, que também se encontra no Dicionário de Nomes Próprios. Um usuário submeteu-o no Behind The Name com o significado de “forte”. Já a Wikipédia diz que "Piatã" é um nome com origem na língua tupi que significa "pé duro", através da junção dos termos py (pé) e atã (duro).

Eis o problema de tentar tornar correto o significado de um nome indígena: em menos de cinco minutos de pesquisa, encontramos três significados diferentes. Um blog que até então eu desconhecia, Blogandaiando, fez o seguinte texto sobre Piatã:


A palavra Piatã, de origem indígena (mais precisamente de origem Tupi) significa pedra dura. Quando se referindo a uma pessoa, também pode significar o persistente, o obstinado.

Na orla marítima de Salvador, há muitos anos atrás, foi construída uma fábrica de óleo de coco do empresário Herbert Rocha Vaz, que foi batizada de Olerífera Piatã, pelo então empresário e estudioso do povo Tupi, Frederico Edelweiss. Por conta disso, o local passou a ser conhecido como Piatã.

É nesse bairro, que faz divisa com Jaguaribe e Itapoã, e que possui uma belíssima praia surfável. Coincidência ou não, o local possui a energia embutida no significado dessa palavra.

Como tenho descendência indígena, acredito e posso sentir a energia de um lugar. Encontrei em Piatã, a inspiração e a força necessárias pra vencer as batalhas que enfrentamos todos os dias. E assim tem sido. Estar com a pessoa certa, no lugar certo, pode ser o início do fim de qualquer problema. Viva Piatã!


Embora seja curto, escrever, lembrar e pronunciar, o nome Piatã é considerado difícil, pois não é um nome muito comum.

Piatã é um município brasileiro do estado da Bahia. Geograficamente falando, Piatã deu nome à um bairro de Salvador, à uma praia também do mesmo município, a uma emissora de rádio de Salvador e também ao Jardim Piatã, um bairro da cidade de Mogi das Cruzes.




Um comentário: