sábado, 15 de julho de 2017

Louise

.

Louise é um nome feminino usado em inglês, francês, dinamarquês, sueco e holandês, além de outras línguas, como o português, embora não em Portugal, onde essa versão do nome não é aprovada.

É a forma feminina de Louis, que se trata da forma francesa de Luís. Este, por sua vez, é a forma portuguesa do nome francês Ludovicus, a forma latinizada de LUDWIG, que origina-se do nome germânico Chlodovech (Foi uma viagem grande da onomástica, de Chlodovech para Luís, mas é essa mesmo a origem do nome).

Como é possível perceber, esse nome tem uma série de variantes em várias línguas: Luísa vem de Luís, que vem de Ludovicus, que se origina de Ludwig, que por fim é uma forma de Chlodovech (sim, Clodovil é outra variação do mesmo nome). Como Chlodovech é composto dos elementos germânicos “hlud” (famoso) e “wig” (Guerra, Batalha), o significado de todas as suas variações é “famoso em batalha, glorioso em batalha”.

Variantes: Louisa (inglês), Lovise (dinamarquês), Lovisa (Sueco), Louisa (alemão)

Diminutivos: Lou, Louisette (francês), Lou, Louella, Luella, Lula (Inglês)

Outras linguagens: Alojzija (Croata), Loviise (Estoniano), Loviisa (Finlandês), Aloisia, Louisa, Luise, Lulu (Alemão), Louiza (Grego), Lujza (Hungria), Ludovica, Luigia, Luisa, Gina, Luigina, Luisella (Italiano), Liudvika (Lituânia), Ruiha (Maori), Lovise (Noruega), Ludwika, Luiza (Polônia), Luísa, Luiza (Português), Luiza (Romênia), Alojzia (eslovaco), Alojzija (Esloveno), Luisa, Luisina, Luisita (espanhol).

Louise é o nome de 6.248 pessoas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), com destaque para o estado do Rio de Janeiro. A maioria dos nascimentos se deu nos anos 90. Louize também tem 516 pessoas.

Louise já esteve em rankings anteriores dos Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia, Suécia. Está em rankings recentes da Inglaterra (2014, 432ª posição), Bélgica (2014, 2º lugar), França (2014, 10º lugar), Noruega (2014, 75º lugar), Holanda (2014, 102º lugar), Suíça (2014, 73ª posição).


Referências:

Louise  Bourgeois, escultora e artista francesa;
Louise  Bourgoin, atriz, apresentadora e modelo francesa;
Louise  Brealey, atriz e jornalista britânica;
Louise  Brooks, bailarina, dançarina e atriz norte-americana;
Louise  Fletcher, atriz norte-americana;
Louise  Hay, escritora norte-americana;
Louise  Lombard, atriz britânica;

Louise  Roe, apresentadora, modelo e jornalista inglesa.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário