segunda-feira, 5 de março de 2018

Jacinta

.


Jacinta é um nome feminino, usado principalmente em espanhol e português, que deriva do nome Hyacinthus (Jacinto), a forma latinizada do nome grego 'Υακινθος (Hyakinthos), que foi derivado do nome da flor jacinto. Na mitologia grega, Hyakinthos (Jacinto), era um jovem morto acidentalmente por Apolo, que fez surgir um lírio do seu sangue derramado. Além disso, o nome foi levado por vários santos, o que ajudou na difusão do nome no mundo cristão.

Segundo a Wikipédia:

Jacinto (em grego: Υάκινθος, transl.: Hyákinthos), na mitologia grega, era um jovem mortal muito amado pelas divindades, principalmente por Apolo que o seguia aonde quer que ele fosse. Certa vez em que ambos se divertiam com um jogo, Apolo lançou o disco com tal habilidade para o céu que Jacinto, olhando admirado, correu para o apanhar, ansioso por fazer a sua jogada. Zéfiro (o vento oeste) também amava o jovem e, enciumado pela preferência por Apolo, mudou a direção do disco para que este o atingisse. Ao bater na testa de Jacinto, o disco fez com o jovem caísse morto naquele instante. Apolo correu em desespero até ele e com toda sua habilidade médica tentou reavivar o corpo de Jacinto, mas a sua cura estava além de qualquer habilidade.

Apolo se sentiu tão culpado por sua morte que promete que Jacinto viveria para sempre com ele na memória do seu canto. Sua lira celebraria-o, seu canto entoaria a canção de seu destino e ele se transformaria numa flor. Assim, o sangue de Jacinto que manchara a erva, se transforma numa flor de um colorido mais belo que a púrpura tíria. Uma flor muito semelhante ao lírio, porém, roxa. Nela foi gravada a saudade e o pesar de Apolo com o lamento "Ai! Ai!" que ele escreveu na flor, como até hoje se vê. A flor carrega seu nome e renasce todas as primaveras relembrando o seu destino.

Em inglês, temos as variantes Hyacinth, Jacinda, Jacinth, assim como Giacinta (italiano).

Esse nome não é popular na atualidade, mas na Austrália, esteve na 62ª posição no ano de 2003. No Brasil, são 13.476 pessoas chamadas Jacinta, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que a maior taxa de frequência é no Ceará, na década de 1960.

Referências:

Rosa Giacinta Badalla, compositora e religiosa italiana;
Giacinta Marescotti, religiosa e santa italiana;
Jacinta Marto, clarividente portuguesa, foi uma dos três pastorinhos que afirmou ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria em 1917;
Giacinta Pezzana, atriz de teatro italiana;
Jacinta, é uma cantora de jazz portuguesa;
Jacinda Barrett, atriz e modelo australiana naturalizada norte-americana;



.