sexta-feira, 2 de março de 2018

Ravena

.


Ravena é uma variação de Ravenna, que pode ser tanto uma variação de Raven, ou então do nome da cidade de Ravena na Itália. Assim, é tanto um nome com significado ligado aos animais – pois Raven significa “corvo” em inglês – quando um nome geográfico ligado à uma cidade muito interessante.

Quanto ao nome do pássaro, ele deriva em última instância do inglês antigo, hræfn. O corvo é reverenciado por vários grupos nativos americanos da costa oeste, e também tem importância em várias mitologias, sendo principalmente associado com o deus nórdico Odin.

Já como nome da cidade, Ravena vem da palavra “ravina”, que deriva do latim “rava” (cinza). Uma Ravina ou barranco é um acidente geográfico produto de erosão pela ação de córregos e enxurradas. As ravinas são normalmente classificadas como de menor escala do que as voçorocas, vales e cânions.

Nos Estados Unidos, segundo a Social Security, foram registradas 26 meninas chamadas Ravenna no ano de 2015. No Brasil, especificamente no estado de São Paulo, nasceram 3 meninas chamadas Ravena, segundo a Arpen/SP.

No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há  3.169 pessoas chamadas Ravena. A maior concentração é no Piauí, e o maior número de nascimentos se deu na década de 90 e 2000. Ravenna é o nome de 254 pessoas.

Ravena soa como um nome gótico, bonito e sofisticado. Além de tudo, “Ravenna” é o título de um poema de Oscar Wilde, um tributo à antiga cidade “onde Dante dorme, onde Byron gostava de morar”. Há também um gênero de borboleta chamado Ravenna (família Lycaenidae)


Charlize Teron como Ravenna em
Branca de Neve e o Caçador 



Ravenna é o nome da rainha má no filme americano “Branca de Neve o Caçador”, interpretada pela atriz Charlize Theron. Aliás, a personagem da atriz roubou tanto a cena que o filme deveria se chamar “Ravenna, a Rainha Má”.  Ela é a governante cruel e tirânica do reino de Tabor e uma bruxa poderosa. 

Ravenna é irmã de Finn, seu único aliado, e Freya, a mais nova. Viúva do rei Magnus e madrasta da Princesa Branca de Neve, ela é considerada a “Mais Bela de Todas”, até descobrir que Branca de Neve supera a sua beleza, como também impõe um risco a sua própria vida. Com um feitiço lançado ainda quando era apenas uma menina por sua mãe feiticeira, Ravenna nunca envelhece, mas para isso precisa sugar a força vital das jovens de seu reino. Descobrindo que poderia se tornar imortal definitivamente, fica determinada a matar a enteada e consumir seu coração, com isso manteria seu domínio sobre Tabor e seus poderes para sempre.





.

4 comentários: