sábado, 14 de abril de 2018

Clemente

.


Clemente é um nome literal, a forma italiana, portuguesa e espanhola de Clemens ou Clement. Com significado obviamente religioso, é associado à aquela pessoa que tem clemência, ou seja, que possui misericórdia, gentileza, solidariedade. Seria sinônimo de uma pessoa benigna, caridosa. Tem sido um nome de uso geral entre cristãos, em várias grafias, desde tempos remotos. Na Inglaterra, tornou-se raro depois da Reforma Protestante, mas foi reavivado no século 19.

Outras línguas:  Kliment (Búlgaro), Climent (Catalão), Klement (Checo), Klemens (Dinamarquês), Clement, Clem (Inglês), Clément (Francês), Clemens, Klemens (Alemão), Kelemen (Hungria), Clemens (latim), Kliment (Macedônia), Klemens (Polonês), Kliment, Klim (Rússia), Klement (eslovaca), Klemen (Eslovena), Klemens (Sueca), Kliment, Klim (Ucraniana);

Já esteve em rankings anteriores dos Estados Unidos, mas não consta nos últimos divulgados. Enquanto isso, é um nome bastante popular para recém-nascidos no Chile, onde encontra-se na 77ª posição em 2014.

No Brasil há 10.482 pessoas chamadas Clemente, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), isso faz dele o 732º nome masculino mais registrado no país no período da pesquisa. O estado onde é mais frequente é Minas Gerais, pronunciadamente, já que mais de 2.600 dos Clemente’s que existem são mineiros, e bastante raros na Paraíba. As décadas de maior número de nascimentos foram 1940 e 1950.

Clemente foi o cognome escolhido por quatorze Papas Católicos, indo desde o Papa Clemente I do primeiro século até o Papa Clemente XIV, do século 18. Não bastando, houve ainda dois antipapas Clemente, um intitulou-se Clemente III e viveu no século 11 e outro intitulou-se Clemente VII e viveu no século 7.

O primeiro Papa Clemente acabou virando santo, chamado Clemente de Roma. Há vários outros santos, como São Clemente de Sardes, São Clemente de Alexandria, São Clemente de Ocrida, São Clemente Maria Hofbauer. Assim, é um nome demarcadamente usado dentro dos círculos católicos.

A partir disso, gerou-se uma série de cidades e locais chamados São Clemente, incluindo várias em Portugal e no Brasil. Por aqui, São Clemente também virou nome de escola de samba.

Uma referência atual do nome é Clemente Tadeu Nascimento, cantor e guitarrista, conhecido como sendo um dos pioneiros do punk rock brasileiro






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário