sábado, 14 de abril de 2018

Cliff & Clifford

.


Clifford é um nome inglês masculino, que deriva de um sobrenome. O sobrenome, por sua vez, era derivado de um nome de lugar, que significa “vau para um precipício”, em inglês antigo. O diminutivo dele é Cliff, entretanto, ele também compartilha de diminutivo com Clifton.

Nos Estados Unidos e Canadá, Clifford já encontrou-se em popularidade maior, mas agora não aparece mais nos rankings recentes. O nome Clifford foi dado a 145 meninos nascidos em os EUA em 2015 (Social Security, EUA).

Em termos de homônimos para Clifford, temos o jogador de basquete Cliff Hagan, o prêmio Nobel de Física Clifford Shul (1994), o jogador de hóquei no gelo Clifford Harrison, medalhista de prata nas Olimpíadas de 1952.

Acho que esse nome lembra, em primeiro lugar, Clifford, o Gigante Cão Vermelho, o personagem de desenho animado, que foi objeto de série de desenho animado de televisão e também filmes. Depois podemos lembrar de Clifford, o marido aleijado de Constance em “O Amante de Lady Chatterley”, de D.H Lawrence.

No Brasil, não é um nome largamente usado. Apenas 53 pessoas se chamam Clifford por aqui, sendo que a maioria se encontra em Minas Gerais. Cliford, uma variante mais aportuguesada foi adotada por 24 pessoas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Já o diminutivo Cliff tem 60 pessoas, sendo a maioria oriunda de São Paulo, além de Clif, que tem 20 pessoas também. Esse é, em termos de Brasil, um número baixo e extremamente irrisório.

Referências:

Clifford Brown, trompetista norte-americano;
Clifford Carlson, Jogador e treinador de futebol americano norte-americano;
Clifford Geertz, antropólogo norte-americano;
Clifford Gray, escritor e ator britânico;
Clifford Irving, escritor norte-americano;
Clifford Odets, maestro e ator norte-americano;
Clifford A. Pickover, escritor norte-americano;
Clifford Robinson, jogador de basquete norte-americano;
Clifford Simak, escritor, jornalista e autor de ficção norte-americano;
Clifford Smith, regista, ator e produtor cinematográfico norte-americano;
Clifford Truesdell, matemático, filosofo e historiador da ciência norte-americano.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário