sábado, 14 de abril de 2018

Clint & Clinton

.


Clinton é um nome masculino inglês, que deriva de um sobrenome, que por sua vez originou-se do nome de uma localidade, nomeada em inglês antigo e que significava “assentamento no Rio Glyme”. Um portador famoso do sobrenome foi o presidente americano Bill Clinton.

Segundo outros sites, o nome Clinton tem origem debatida. Há um consenso geral que o primeiro elemento derive do velho inglês “tun” (aldeia, cidade), enquanto o segundo elemento varia conforme a interpretação. Alguns dizem que poderia ser “Clint” (precipício, inclinação), enquanto para outros seria Glind (cerca), que teria dado origem à Glinton e depois a Clinton; e por último, a versão dada pelo Behind The Name, que viria do rio Glyme, combinado com o elemento para “aldeia”, formando “aldeia no Glyme” (Glymetun).

O nome Clinton ficou dentro do ranking dos Estados Unidos de 1880 até 2014, quando finalmente veio a encerrar a sua participação na 922ª posição. Mas ao longo dos anos, majoritariamente, ficou dentro da 100ª a 200ª posição. Já no Canadá, Clinton deixou de aparecer no ranking em 1981, na 97ª posição.

Clint é o diminutivo do nome. Um portador notável é o ator norte-americano Clint Eastwood (1930), que é famoso por seus filmes ocidentais. Clint também ficou no ranking norte-americano até 2000, quando fechou sua participação no 918º lugar.

Clinton, no Brasil, é o nome de 557 pessoas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Como a maioria nasceu na década de 90, arriscaria a dizer que foram influenciados pelo presidente dos Estados Unidos Bill Clinton. A maior taxa de frequência é no Amazonas. Há também 121 pessoas com a grafia Klinton, além de outras grafias alternativas.


Referências de Clinton:

Clinton Davisson, físico americano;
Clinton Hart Merriam, zoólogo, ornitólogo, entomologista e etnógrafo Americano;
Clinton Jones, jogador de futebol dos Estados Unidos;
Clinton McDonald, jogador de futebol dos Estados Unidos;
Clinton Morrison, jogador de futebol irlandês;
Clinton N'Jie, jogador de futebol camaronês;
Clinton Portis, jogador de futebol dos Estados Unidos;
Clinton Schifcofske, jogador de rugby australiano;


Variante Clint:


Clint Bajakian, compositor Americano;
Clint Black, cantor e compositor, multi-instrumentista, produtor musical e ator;
Clint Dempsey, jogador de futebol americano;
Clint Eastwood, ator, diretor e produtor de cinema;
Clint Gresham, jogador de futebol dos Estados Unidos;
Clint Howard, ator, músico e dublador;
Clint Mansell, músico e compositor britânico;
Clint Walker, ator;




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário