sábado, 14 de abril de 2018

Lukian

.



Encontrei esse nome quando estava pesquisando por outro, na lista da Arpen/SP, onde nos diz que nasceram 2 meninos chamados Lukian no estado de São Paulo em 2015. Imediatamente chamou-me atenção, por que nas fontes onde pesquiso, Lukian dificilmente é colocado como forma válida de Lucas.

Lukian é a forma bretã e eslava de Lucas. Pode ter derivado a partir da forma polonesa Lucjan, no caso do uso em línguas eslavas. Lucas é a forma portuguesa do nome Loukas (Λουκας), do grego, que significa “da Lucânia”, “a partir da Lucânia” (sendo esta uma região da Itália). Uma teoria alternativa diria que Lucas é uma forma derivada de Lúcio, então significando “o iluminado”.

São Lucas,o autor do terceiro evangelho e Atos, no Novo Testamento, era um médico que viajou na companhia de Paulo. Devido à sua fama, o nome tornou-se comum no mundo cristão, em várias grafias.

De qualquer modo, Lukian é um nome muito raro no Brasil. Segundo o IBGE, apenas 79 pessoas se chamam Lukian no Brasil, e uma delas é mulher (Nomes no Brasil, Censo 2010). Há também 24 pessoas com a grafia Lukyan – por que as pessoas não podem ver um “i” que já vão trocando por “y”? – sendo que o estado de maior frequência é Minas Gerais. A maioria nasceu entre o ano de 1990 e 2010.

Entre as referências encontradas, estão Lukian Kergoat, um escritor bretão; Lukian Vasilievich Popov, um pintor russo de estilo realista e também um brasileiro, Lukian Araújo de Almeida ou simplesmente Lukian, jogador de futebol que atualmente é atacante de um time profissional na Coréia do Sul.

Não obstante, encontrei uma moça chamada Lukian Wang, uma modelo que nasceu em Londres, Inglaterra, mas tem descendência japonesa. Ela é uma modelo de fama moderada, uma vez que sua página oficial no facebook tem pouco mais de 100 mil curtidas.


Achei uma boa alternativa para aqueles que amam Lucas ou Luca e estão chateados com a popularidade. Ao mesmo tempo que é parecido, tem uma sonoridade diferenciada. 





.

Um comentário: