sábado, 14 de abril de 2018

Colin & Collin

.

Colin é um nome masculino, ao qual qualquer pessoa que acompanhe filmes e séries em inglês deve estar totalmente habituada, dada a variedade de personagens com esse nome no mundo ficcional. É um nome masculino, em uso em escocês, irlandês e inglês.

Colin é a forma inglesa de Cailean ou Coilean, que significa “cãozinho” ou “filhote de cão” em gaélico. Ele também é usado como uma forma escocesa de Columba (do latim, pomba).

Variantes: Cailean, Calum (escocês), Coilean (irlandês);

Outras línguas: Kolman, Koloman (alemão), Colombo, Colombano (italiano), Columba, Columbano (Late Roman), Koloman (eslovaco);

É um nome surpreendentemente internacional, com difusão em praticamente todo o mundo de fala inglesa. Nos Estados Unidos, ele está na 172ª posição no ano de 2015, o que é uma posição consideravelmente alta. Também encontra-se nos rankings mais recentes da França, Holanda, Suécia e Suíça. Já esteve em rankings anteriores da Inglaterra e País de Gales, Canadá e Irlanda.

No Brasil, entretanto, ele não ganhou a preferência de muitos pais, a julgar pelo número de registros do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010): ao longo de todo o período da pesquisa, Colin foi usado somente para 72 pessoas.

Referências:

Colin Burns, jogador de futebol americano;
Colin Clive, ator norte-americano;
Colin Farrell, ator irlandês;
Colin Firth, ator britânico;
Colin McRae, piloto de rali escocês;
Colin Morgan, ator irlandês;
Colin O'Donoghue, ator irlandês;
Colin Powell, militar e político dos Estados Unidos;
Colin Trevorrow, diretor, roteirista e produtor de cinema;
Colin Wilson, autor britânico;





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário