sábado, 14 de abril de 2018

Kaori

.

Pesquei esse nome nas Olimpíadas 2016 enquanto assistia a competição de Arco e Flecha, minha modalidade predileta e a única que assisti realmente. Kaori Kawanaka é uma arqueira japonesa. Ela já tinha sido medalhista olímpica em 2012, ganhando o bronze na competição individual. O nome imediatamente me chamou atenção: é doce, romântico, não tem uma terminação feminina tradicional e soa bem em português. 

Por que não pensar melhor sobre ele?

Kaori é um nome feminino japonês, e significa “fragrância”, e também, em uma leitura alternativa das combinações dos kanji (caracteres japoneses), significa “tecer”. Outras combinações de kanji são possíveis. Nomes correlatos são Xiang (chinês) e Huong (vietnamita).

Além da nossa Kaori arqueira que inspirou o post, outros atletas olímpicos exibiram esse nome, como Kaori Inoue, medalha de bronze no vôlei em 2012, e Kaori Matsumoto, ouro no judô em 2012.

No Brasil, 24 homens se chamam Kaori, e o mesmo nome é levado por 192 mulheres. Apesar de raro, ele não é impossível de ser encontrado por aqui, e no Brasil pelo menos, é predominantemente feminino.  Além desses, 51 pessoas usaram a grafia Kaory.

Não há nenhuma informação sobre o uso internacional desse nome nos rankings disponíveis do Behind The Name, até por que, o Japão é um dos países onde não são divulgados rankings de nomes mais usados. Entretanto, sabemos que é raro fora do país de origem, pois nos Estados Unidos, local de ampla difusão e compartilhamento cultural, foram apenas 26 registros de Kaori no ano de 2015 (Social Security EUA).

Referências:

Kaori Inoue - um jogadora de voleibol japonesa.
Kaori Matsumoto - uma judoca japonesa.
Kaori Yuki - uma artista japonesa de mangá.
Kaori (dubladora) - uma dubladora e cantora japonesa.
Kaori Muraji - uma guitarrista japonesa.
Kaori Momoi – atriz japonesa.
Kaori Shimizu – atriz e dubladora japonesa.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário