sexta-feira, 13 de abril de 2018

Simão

.


Simão é um nome do gênero masculino, sendo a forma portuguesa do nome Simon. Esse nome vem do nome hebraico שִׁמְעוֹן (Shim'on), com base em שָׁמַע (shama "," ouvir "), liderado por uma série de personagens da Bíblia. O nome significa “ouvir” ou “ele ouviu”.

Este significado é também confirmado em Gênesis 29:33, onde Leah, esposa de Jacó, agradeceu a Deus por fazê-la conceber Simão dizendo: "O Senhor ouviu que eu era desprezada, e assim ele me deu este filho";

Em grego, o nome foi adaptado como Σῠμεών (Simeão), do qual deriva o latim Symeon e o português Simão. No Novo Testamento, no entanto, em seu lugar, foi utilizado um apelido grego nativo, Σίμων (Simon), derivado do σῖμος prazo (simos, "de nariz arrebitado”). Bem como o filho de Jacó, no Antigo Testamento o nome também é portado por Simão Macabeu, rei da Judéia da dinastia dos Hasmoneus.

Entre personagens do Novo Testamento são lembrados também Simeão ou Simão, o padre que abençoou o menino Jesus ao Templo de Jerusalém, Simão de Cirene, que ajudou Jesus a carregar a cruz no Calvário, e os Apóstolos Simão, o Zelote e Simão Pedro; Graças a este último, o nome se espalhou sem obstáculos nos círculos cristãos. Suportado também pelo culto de vários santos, acabou se espalhando em várias línguas diferentes, criando diferentes grafias.

OUTRAS LÍNGUAS / CULTURAS: Ximun (Basco), Simeão, Simão (Bíblico), Simão, Simeão (bíblico grego), Simão (hebraico bíblico), Simeão (búlgaro), Simeão (Šime, Šime, Šimo Simon (francês), Simon (francês), Simen (francês), Simen (francês), Simen (dinamarquês), Simon, (Alemão), Shimon (hebraico), Simon (húngaro), Simone (italiano), Simonas (lituano), Simon, Sime (macedônio), Ximeno (espanhol medieval), Simão (norueguês), Szymon Simon (Romeno), Semen, Semyon (Russo), Simeon (Sérvio), Simón (Eslovaco), Simon (Esloveno), Simón, Jimeno (Espanhol), Simão (Sueco).

Em Portugal, Simão ficou sendo o 24º colocado no ranking de nomes masculinos mais usados no ano de 2016, de acordo com o IRN. Como nome tipicamente português, Simão não está presente em nenhum outro ranking, mesmo em outros países de língua portuguesa.

No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 11.582 pessoas chamadas Simão. Isso faz dele o 677º nome masculino mais usado ao longo do período da pesquisa. O local onde é mais frequente é o estado do Amazonas, e a década da maioria dos nascimentos foi a década de 60.


Simão pode referir-se a:

Simão — nome de nascimento do apóstolo cristão São Pedro
Simão Macabeu — personagem do livro bíblico I Macabeus.
Simão, o Zelote — também dito o Cananeu, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo
Simão de Cirene — também dito Simão Cireneu, homem que carregou a cruz de Jesus de Nazaré
Simão de Carvalhal da Silveira — militar português
Simão da Cunha Pereira — médico e político brasileiro
Simão Sabrosa — futebolista internacional português
José Simão — jornalista humorístico brasileiro Simão Rodrigues, jesuíta português;
Simão Sabrosa, jogador de futebol português. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário