segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Miguel



Miguel é um nome de origem hebraica, a forma portuguesa e espanhola de Mikha'el, nome hebrico que  significa “Quem é como Deus?”. Pergunta retórica, tendo em vista que, segundo os religiosos, só Deus é perfeito.

Diminutivos: Miguelito (espanhol), Miguelito (português)

Formas femininas: miguela (espanhol), miguela (português)

Outras línguas: Mikha'il (em árabe), Mikel, Mitxel (basco), Michael (bíblico), Michael, Mikhael (grego bíblico), Mikha'el (Hebraico Bíblico), Michael (Bíblico Latina), Mihail, Mikhail (Búlgaro) , Miquel (Catalão), Mughal (Cornish), Mihael, Mihajlo, Mihovil, Miho, Mijo (croata), Michael, Michal (Tcheca), Michael, Mikael, Mikkel (dinamarquês), Maikel, Michael, Michael, Michel, Michiel, Mick (holandês), Michael, Michael, Mick, Mickey, Micky, Mike, Mikey (Inglês), Miĥaelo, Mikelo, Miĉjo (Esperanto), Mihkel (Estónia), Mikael, Mika, Mikko, Miska (finlandês), Michel, Michaël , Mickaël (francês), Mikheil, Misho (Geórgia), Michael, Michel, Michi (alemão), Michail, Michalis, Mihail, Mihalis (grego), Mikala (havaiano), Mikha'el (hebraico), Mihály, Miksa, Misi , Miska (húngaro), Mícheál (irlandês), Michele (italiano), Mihails, Mikelis (letão), Mykolas (lituano), Mihail (macedônio), Mikaere (maori), Michel (Medieval francês), Michael, Mikael, Mikkel ( Norueguês), Michał (polonês), Mihai, Mihail, Mihăiţă (romeno), Michail, Mikhail, Misha (russo), Mihkal (Sami), Micheal, Michail (escocês), Mihailo, Mihajlo, Mijo (sérvio), Michal (eslovaco ), Mihael, Miha (esloveno), Michael, Mikael (sueco), Mikail (turco), Mikhailo, Mykhailo, Mykhaylo, Mykhail (ucraniano), Meical (Galês)

Posição no ranking do BabyCenter 2014: 1º lugar, desbancando Davi. Porém, não basta estar em primeiro lugar: os compostos Luís Miguel se encontra na octogésima terceira posição, sendo que caiu 20 posições em relação a 2013, e há ainda o composto João Miguel, que está em trigésima quinta posição e subiu 34 posições em relação ao ano passado. Isso se deve, provavelmente, aos pais terem consciência que Miguel é um nome demasiadamente popular e buscam alternativas inserindo-o em compostos mais usuais com Luís e João. 

O nome está em primeiro lugar na lista do Baby Center desde 2011, quando desbancou Gabriel e Davi, que até então ocupavam as primeiras colocações. 

É um nome com muitas qualidades, bíblico, bonito, com escrita e pronúncia fáceis. No entanto, por esses mesmos motivos, pode causar situações desagradáveis. Por exemplo: quem quer que seu filho seja chamado apenas pelo sobrenome? Ou então ser possuidor de inúmeros homônimos que podem lhe trazer algum transtorno no futuro?

Entre os famosos, podemos citar o filho dos atores  Nívea Stelmann e Mário Frias. Nos últimos meses ganhou ainda mais notoriedade ao ser escolhido como nome para o filho mais novo de Eduardo Campos, candidato à Presidência da República, falecido num trágico acidente em agosto deste ano.

Particularmente, o nome me agrada, acho de uma simplicidade excepcional. No entanto, sua extrema popularidade me deixa ressabiada e, como eu e meu marido possuímos sobrenomes bastante comuns, a questão dos homônimos, a meu ver, seria muito preocupante.



E você, qual a sua opinião sobre Miguel?

By









Atualização: No ranking do BabyCenter Brasil não há nenhuma novidade: Miguel continua no topo, liderando invencível. Na lista da Arpen/SP do ano de 2014, Miguel aparecia com 16061 registros, enquanto na lista de 2015, foram 17719 registros, desconsiderando todas as outras possíveis grafias que os pais tenham inventado.

Observando que essa é uma amostra, vemos que em 2 anos, foram registrados 33.780 meninos chamados “Miguel”, em apenas um estado do Brasil (imagine o Brasil todo!!), e num espaço de tempo de apenas 24 meses (imagine nos últimos 10 anos!!!). É Miguel demais, realmente.

Normalmente, eu desaconselho a usar qualquer nome que esteja dentro do top 50 do ranking brasileiro, quanto mais o primeiro colocado! A criança que nasce Miguel hoje já tem milhares de homônimos, o que é ruim, e milhares de xarás, em qualquer lugar que frequente na sua vida. Será chamado pelo sobrenome, terá o Miguel 1, Miguel 2, Miguel 3, ganhará apelidos para diferenciá-lo dos outros Miguéis e francamente, ninguém merece!


Assim, se você chegou aqui cogitando o nome Miguel, dê uma olhada nos outros nomes disponíveis, e na nossa Página Inicial, há links para outros sites de pesquisa de nomes, onde há milhares de opções diferentes, ousadas e exclusivas. 

Atualização em 02.07.2016: Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), 239.636 pessoas no Brasil se chamam Miguel. Isso faz desse nome o o #64 mais usado para homens no país de 1930-2010. O destaque é para o estado do Paraná, e a maioria dos registros se deu a partir dos anos 2000. 


By











.

10 comentários:

  1. É um nome que tinha um ar retro, mas com o uso excessivo acabou enjoando

    ResponderExcluir
  2. É bonito, mas é tão comum

    ResponderExcluir
  3. Tão lindo, mas a popularidade acabou com o encanto.

    ResponderExcluir
  4. Coloquei esse nome em meu terceiro filho que nasceu em 2011. Jurava que poucos o usariam. Enfim, como tem 3 sobrenomes, acho que não há grandes problemas.

    ResponderExcluir
  5. Coloquei esse nome em meu terceiro filho que nasceu em 2011. Jurava que poucos o usariam. Enfim, como tem 3 sobrenomes, acho que não há grandes problemas.

    ResponderExcluir
  6. Miguel é uma criança doce, amável, sistemática, correta, se porta muito bem. As pessoas costumam dizer que seu porte parece com os ingleses. De fato, isso é nato. Não sei explicar o porquê. Isso influenciou alguns amigos e parentes a colocarem também o nome Miguel. Como meu segundo filho, diz que será sacerdote (risos). Seja o que Deus desejar.

    ResponderExcluir
  7. Miguel é uma criança doce, amável, sistemática, correta, se porta muito bem. As pessoas costumam dizer que seu porte parece com os ingleses. De fato, isso é nato. Não sei explicar o porquê. Isso influenciou alguns amigos e parentes a colocarem também o nome Miguel. Como meu segundo filho, diz que será sacerdote (risos). Seja o que Deus desejar.

    ResponderExcluir