segunda-feira, 29 de junho de 2015

Naomi

.


Naomi é uma das versões do nome hebraico נָעֳמִי (Na'omiy) que significa "prazer". Em português, são usadas majoritariamente as versões Noemi e Noêmia, porém, o som do “o” no meio do nome parece mais agradável. Essa variante dá um toque de modernidade ao nome, enquanto Noemi e Noêmia conservam um aspecto datado e ultrapassado.

Naomi nunca foi exaustivamente usado no Brasil, portanto, é raro e original. Mas não é daqueles nomes que causam estranhamento e rejeição,  afinal, quem não conhece a super  modelo da década de 80, Naomi Campbell e quem não assistiu a novela Morde e Assopra (Rede Globo, 2011, no horário das 19h), onde Flávia Alessandra deu vida a personagem Naomi?

Outras versões do nome são encontradas pelo mundo: como Noemin (grego bíblico), Noêmi (hebraico bíblico), Noemi (Bíblia em latim, checo, italiano), Noémie (francês), Noemí, Noêmia (português), Nohemi (espanhol). Apelidos como “Nomi” e “Nomika” são usados no hebraico, mas como não funcionam bem em português, é possível imaginar que uma pequena Naomi possa vir a ser chamada de Nao ou Naô.

Quanto à popularidade, ele não aparece no top 100 do Baby Center Brasil, mas segundo a Arpen/SP foram registradas 50 meninas com esse nome em São Paulo, no ano de 2014. Em Portugal, onde Naomi não é permitido, foram apenas 4 registros.

Se trata de um nome bíblico, o que pode contar muitos pontos a favor com pessoas religiosas/cristãs. Porém, como o som de Naomi soa bastante exótico, muitas pessoas podem pensar que se trata de um nome de origem indígena, africana ou japonesa. Pela sonoridade exótica, ele se torna um nome gostoso de pronunciar, original e interessante.

Inclusive, no site Behind The Name, há uma outra versão para o nome Naomi: Do japonês (nao) "honesto, reto" e (mi) "belo, bonito" (geralmente feminino) ou (mi), "a si mesmo" (geralmente masculino). Independente da origem e do significado que tenha, Naomi é um nome que perpassa muito bem todas as fases da vida de uma pessoa: Não passará pelo problema de ser considerado “um nome muito pesado para um bebê” ou “um nome muito infantil para uma adulta”.

Quanto a personalidade, também adéqua-se bem a várias personalidades que a pessoa possa vir a ter: encaixa-se numa pessoa artística, alternativa, solar como também em uma pessoa mais séria, discreta, fechada. Não é daqueles nomes que parecem definir a pessoa: a sua portadora definirá a impressão que as pessoas terão do seu nome. Ou seja, é um nome bastante versátil em se tratando de múltiplos pontos de  vista.

Personalidades:

Naomi Ellen Watts é uma atriz anglo-australiana, muito premiada com Prêmios da Crítica. Começou sua carreira na televisão australiana, onde ela apareceu em séries como Hey Dad..!, Brides of Christ, E Street e Home and Away.


Naomi Klein é uma jornalista, escritora e ativista canadense. A carreira de escritora de Klein começou cedo com contribuições ao jornal The Varsity na Universidade de Toronto, escrevia sobre feminismo.

Naomi Grossmann é uma atriz americana, mais conhecida pela sua personagem Pepper na série American Horror History.

Naomi Judd é uma cantora norte-americana de gênero musical country.

Naomie Harris é uma atriz inglesa, mais conhecida internacionalmente pelo filme Extermínio e pela personagem Tia Dalma na trilogia Piratas do Caribe.


Naomi é um anjo na série de televisão "Supernatural".


By




.

9 comentários:

  1. Minha filha vai nascer no próximo mês e vai se chamar Naomi, um nome bonito e original. Muito boa a análise a respeito da origem e significado dele.

    ResponderExcluir
  2. Se minha filha for mulher vai se chamar naomy

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é naomy e nao conheco ninguem chamada NAOMY

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma filha agraciada por Deus,chamada Naomy 😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas por que vocês insistem en enfeitar os nomes??? Cheio de NaomY aqui.

      Excluir
  5. Tirei a minha bebê no próximo mês e vai se chamar Naomi

    ResponderExcluir
  6. Gostei desse nome vou colocar eloah naomi lindo

    ResponderExcluir