quinta-feira, 30 de julho de 2015

Deodora




Deodora é bastante semelhante em grafia e sonoridade a Teodora, que é um nome que a pouco tempo atrás era impensável no Brasil, e tem poucos fãs em Portugal, mas que aos poucos está ganhando adeptos. 

Pois bem, um nome muito próximo a ele e que eu aprendi a gostar bastante por semelhança é Deodora. É a forma feminina de Deodoro, usado em português e que se trata de um cognato de Diodorus (latim) e Diodoros (grego). 

O nome significa "dom de Zeus", derivado dos elementos Διος (Dios) significando "de Zeus" e δωρον (doron) que significa "dom".

A atriz Grazi Massafera interpretou uma personagem chamada Deodora na novela Tempos Modernos, exibida na Rede Globo em 2010. No entanto, Deodora era uma vilã e o nome nem deu sinal de cair no gosto da população.

Mas alguma coisa sempre sobra: As novelas tem um papel importante de fazer o povo ouvir repetitivamente um nome até aceitá-lo melhor. 

Uma coisa é certa: Deodora é um nome totalmente incomum, difícil de encontrar até mesmo no facebook. Mas isso não quer dizer que seja feio ou inutilizável. Quer dizer apenas que foi esquecido e está em um longo período de hibernação.

Acho que já é hora dele sair da hibernação, ir para o sol e brilhar.



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário