. |
Úna é um nome fácil de desgostar na primeira vez que ouve-se, mas depois que acostuma-se é difícil de não se apaixonar.
A primeira vez que esse nome chegou ao meu conhecimento, foi através de uma matéria de revista que falava da filha da atriz argentina Moro Anghileri, que interpretou a personagem Cristal em Flor do Caribe (novela da Rede Globo exibida em 2013). Hoje, a menina Una (assim mesmo com um N apenas e sem acento) tem 6 anos.
A primeira reação foi: “Una, do verbo unir?”, mas logo depois, a tendência inevitável a pesquisar mais sobre o nome fez ver que nada tem a ver com união, única ou unir, e sim, deriva da palavra irlandesa para “cordeiro” (uan). Possui variantes como Oona e Oonagh, e em outros idiomas é usado na variante Oona (finlandês, Úna (escocês), Unna (inglês americano).
Embora a origem etimológica do nome venha do irlandês, é inevitável associá-lo ao verbo unir, ou a palavra “única”, ou ainda, “união”. Particularmente, essa associação me faz gostar ainda mais do nome, como o prelúdio de uma criança que venha para unir, criar laços, estreitar relações.
Esse foi o nome de um personagem no livro “A Rainha das Fadas” por Edmund Spencer. É também, o título de uma música irlandesa, “Una Bhán”:
A Úna, um ainnir, um charaid, 's uma dhéid órdha,
A bhéilín mealdha NAR chan riamh éagcóra,
B'fhearr Liom-sa bheith ar leabaidh lei 'ga sior-phógadh
"Na Mo I shuidhe bhFlaitheas I gcathaoir na Trionóide.
A letra diz, basicamente, que ele prefere estar com sua Úna do que ser Deus.
Uma personalidade interessante portadora do nome é a atriz inglesa Una Stubbs, nascida em 1937. A esposa de Robinson Jeffers, um famoso poeta americano chamava-se Una. Ainda, no filme infantil “O Reino Gelado”, Úna é o nome da mãe de Gerda e Kai, que irão salvar o mundo da rainha da neve, Irma.
Para quem quer dar uma conotação geográfica ao nome, Unna é uma cidade da Alemanha localizada no distrito de Unna, região administrativa de Arnsberg, estado de Renânia do Norte-Vestfália.
Para evitar a confusão da conjugação do verbo “unir” (que ela una, que eu una), com o nome próprio, eu prefiro a grafia Unna, com N duplo.
By
.
.
Una e também uma palavra indígena, que significa "preto" ou "negro".
ResponderExcluirObrigada Cássio, vou acrescentar ao texto, você tem razão. Assim como na palavra Graúna, que significa pássaro preto. Valeu.
ResponderExcluir