sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Aurora

.



O nome Aurora significa amanhecer”, no latim. Por extensão, podemos interpretar como o nascer do sol. O nome tem íntima ligação com a palavra latina “aurum”, que significa “ouro”, portanto, algo parecido com a luz dourada do sol.

Aurora era a deusa romana da manhã. A função da deusa Aurora – equivalente a Eos, na mitologia grega, era anunciar a chegada do Sol e também o recolhimento da Lua. Tem sido retomado como nome próprio desde o Renascimento. Pode ser encontrada na variante Aurore, em francês.

Em termos de significado, Aurora é semelhante aos nomes Alba, Dawn, Anatolio, Rossana, Zora, Zaria, Hajna e Aušra.

Aurora foi o nome dado à Bela Adormecida nos filmes Disney. Aparentemente, o gosto das pessoas pelo nome aumentou depois do lançamento do filme Malévola/ Maléfica. Embora esse filme enfoque muito mais na tradicional vilã e conte a história pela perspectiva da Malévola, ainda assim aparentemente despertou as pessoas para o nome Aurora, até então esquecido.

Aurora Miranda (1915-2005), cantora e atriz brasileira, foi irmã de Carmen Miranda, com quem formou dupla. O nome da filha do cantor italiano Eros Ramazzotti é Aurora.

Se trata de um nome bastante internacional no que diz respeito à escrita e pronúncia: ele é grafado e falado da mesma forma em francês, português, italiano, finlandês, romeno, espanhol, alemão e húngaro, etc. Podemos facilmente perceber isso em termos de popularidade:

Estados Unidos – 79º lugar (2015)
Inglaterra e País de Gales – 136º lugar (2015)
Canadá – 56º lugar (2015)
Austrália – 79º lugar (2015)
Chile – 85º lugar (2014)
Itália – 3º lugar (2014)
Holanda – 487º lugar (2015)
Nova Zelândia – 97º lugar (2015)
Noruega – 15º lugar (2015)
Portugal – 77º lugar (2016)
Suíça – 83º lugar (2013)
(fonte: Behind The Name)

Tem caído no gosto das pessoas, de forma bem incisiva no Brasil. Talvez, daqui alguns anos, até vire moda e se torne um dos mais populares. Por enquanto só nasceram 38 Aurora's no estado de São Paulo em 2014 (Arpen/SP), e no ano de 2015, o número subiu para 80. 

No ano de 2016, no ranking anual divulgado pelo BabyCenter, pela primeira vez Aurora entrou no top 100, ocupando a 99ª posição. É um nome com um significado gracioso, elegante e otimista: um nome iluminado.

Segundo dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), ao todo existem 19.869 pessoas chamadas Aurora ao longo do período da pesquisa em todo o território brasileiro. Isso faz dele o 586º nome mais usado no Brasil, sendo que a maioria dos registros se deu nos anos 30 e 40. Ou seja, esse é um nome que era usado no início do século passado e que agora é retomado como um nome retrô novamente apreciado.

Existe ainda o fenômeno da Aurora Boreal, fenômeno celeste de luz colorida que aparecem no céu, predominantemente nas regiões árticas e antárticas na Terra, que está entre uma das mais belas ocorrências atuais.

Referências:

Aurora Cancian, atriz italiana e dubladora;
Aurora Cossio, atriz colombiana;
Aurora Dan, esgrimista Romena;
Aurora Lussana, jornalista e apresentadora de televisão italiana;
Aurora McKenny Pijuan, modelo das Filipinas;
Aurora Miranda, cantora e atriz brasileira;
Aurora Quattrocchi, atriz italiana;
Aurora Quezon, primeira-dama e enfermeira filipina;
Aurora Ruffino, atriz italiana;
Aurora Sanseverino, poeta, atriz de teatro e patrona italiana;
Aurora Snow, atriz pornô americana;

Aurora von Königsmarck, religiosa alemã;


By




.

Um comentário: