domingo, 30 de agosto de 2015

Conrado

.


Conrado é a forma espanhola do nome de origem germânica Konrad, derivado dos elementos germânicos “kuoni”, que quer dizer “bravo” e “rad”, que quer dizer “conselho”.

Este foi um nome facilmente encontrado em vários santos do século X, incluindo o bispo de Kontanz, no sul da Alemanha.

Também foi levado por vários reis e duques medievais. Na Inglaterra, foi usado ocasionalmente durante a Idade Média, mas tem sido comum a partir do século XIX, quando foi reintroduzido a partir da Alemanha.

Outros idiomas: Conrad (germânico antigo), Dino (croata), Konrad (Checo), Konrad (dinamarquês), Koenraad, Koen, Koert (holandês), Conrad, Curt, Connie (Inglês), Conrad, Konrad, Kurt (alemão) , Konrad (húngaro), Corrado, Corradino, Dino (italiano), Cord, Kord (baixo-alemão), Konrad (norueguês), Kondrat, Konrad (polonês), Konrad (eslovaco), Konrad (esloveno), Konrad (sueco).

O nome Conrado na nobreza germânica:

Conrado I da Borgonha denominado também como Conrado III da Provença e Conrado III da Borgonha. (ca. 925 — 19 de outubro de 993), cognominado "o Pacífico", foi rei da Borgonha de 937 a 993

Conrado II (Konrad II, em alemão) (990 - Utrecht, 4 de junho de 1039), filho do conde Henrique de Speyer1 e Adelaide da Alsácia, foi eleito rei em 1024 e coroado Sacro Imperador Romano em 26 de março de 1027, sendo o primeiro imperador da dinastia saliana. Seu reinado demonstrou que a monarquia germânica se havia tornado uma instituição viável e a sobrevivência desta não mais dependia de contratos entre o monarca e a nobreza composta de senhores de terras. Sobrinho do Papa Gregório V, sendo que o Papa e o Pai eram irmãos.

Conrado III de Hohenstaufen (Bamberg, 1093 - Bamberg, 15 de fevereiro de 1152) foi imperador germânico (1138-1152), fundador da dinastia Hohenstaufen de imperadores do Sacro Império. Filho mais novo de Frederico I, duque da Suábia, foi conde de Hohenstaufen. Seu tio, o imperador Henrique V, nomeou-o duque da Francônia, em 1115, e regente da Germânia, em 1116.

Conrado IV da Germânia (25 de abril de 1228, Andria, Apúlia — 1 de maio de 1254, Lavello) foi um filho de Frederico II da Germânia, imperador do Sacro Império Romano-Germânico e da sua segunda mulher, Iolanda de Brienne, rainha de Jerusalém. Tornou-se rei de Jerusalém à nascença (a mãe morreu no parto) como Conrado II de Jerusalém e foi eleito rei da Germânia em 1237, em Viena, com vista a ser o futuro imperador. No entanto, em virtude do conflito que opunha o império ao papado, não chegou a ser coroado e o império entrou num interregno que durou até 1312, quando subiu ao trono Henrique VII de Luxemburgo.

Conrado de Monferrato ou Conrado de Jerusalém (em italiano: Corrado del Monferrato, piemontês: Conrà ëd Monfrà); década de 1140 – 28 de abril de 1192) foi marquês de Monferrato e um dos principais participantes da Terceira Cruzada. Ele foi o rei por direito (‘’’de jure’’’) de Jerusalém, através de casamento, a partir de 24 de novembro de 1190, porém eleito oficialmente apenas em 1192, dias antes de sua morte.

Conradino da Germânia (Burg Wolfstein, 25 de Março de 1252 - Nápoles, 29 de Outubro de 1268) foi filho de Conrado IV da Germânia com Elisabeth da Baviera e ostentou os títulos de Duque da Suábia, Rei de Jerusalém e Rei da Sicília. Invadiu a Itália em 1268 com o objectivo de recuperar o título de Rei dos Romanos. Este tinha sido retirado de seu pai quando o papa Inocêncio IV o excomungou, dando-o a Carlos de Anjou. Derrotado na batalha de Tagliacozzo, foi executado em público por decapitação quando tinha apenas 16 anos. Com a sua morte sem descendência, terminou a linhagem dos Hohenstaufen.

O nome Conrado na Igreja:

Conrado de Parzham, cujo nome de nascença era Johann Birndorfer, foi um santo canonizado pela Igreja Católica em 1934 pelo Papa Pio XI e que, por quarenta anos, exerceu a função de porteiro do antigo santuário de Nossa Senhora das Mercês de Altötting.

São Conrado Confalonieri de Placência, era um soldado aventureiro, que converteu-se e ingressou na Ordem Franciscana. 


By





.

5 comentários:

  1. Meu sobrenome é Conrado, então se eu quisesse ir atrás de cidadania seria alemã ou espanhola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se apenas o sobrenome fosse determinante para se obter a cidadania de outro país, eu obteria a minha portuguesa (como grande parte da população brasileira), visto que tenho um sobrenome bem incomum onde vivo e surgiu a partir de uma guerra importante na história de Portugal (só os nobres tinham sobrenome naquela época). Falo do sobrenome Caldeira.

      Excluir
    2. Para obter cidadania europeia, você precisa comprovar parentesco por parte de pai ou avô daquele país. Apenas uma sobrenome não te garante nada. Sem comprovar laço sanguíneo, nada feito.

      Excluir
    3. pais ou avós* (precisa ter esse grau de parentesco com pelo menos um ente da família que tenha nacionalidade daquele país). Fora isso, você pode se naturalizar por casamento, mas aí é outra história com vários critérios.

      Excluir
  2. Fantástico as explicações que referência o meu sobre nome

    ResponderExcluir