domingo, 29 de novembro de 2015

Bolívar




Bolívar é um nome com interessantes conexões históricas e ao mesmo tempo, com boas associações literárias. Primeiro, por que lembra imediatamente o líder revolucionário sul-americano, Simon Bolívar, que teve nada mais nada menos que a Bolívia nomeada em homenagem à ele. O nome verdadeiro dele era Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios Ponte-Andrade y Blanco, ou seja, um nome bem curto segundo nossos padrões. Segundo, por que é o nome do personagem de O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, que é filho de Bibiana Terra e Rodrigo Cambará.

A única restrição que  pode haver a respeito dele é que originalmente ele não era um nome, e sim, um sobrenome. Entretanto, tantos outros nomes têm a mesma condição que considero esse detalhe irrelevante. O sobrenome foi formulado a partir da cidade basca de Bolivar, cujo antropônimo é derivado dos elementos “bolu”, que significa “moinho”, e “bar”, que significa “beira-rio”. Por interpretação, portanto, o nome teria o poético significado de “um moinho na beira do rio”. Espetacular.

Talvez pela associação com a obra O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, o nome Bolívar teve sua época de glória em relação ao seu uso no sul do Brasil. Hoje, entretanto, é inexistente. Inclusive, podemos citar dois exemplos mais recentes de personalidades brasileiras portadoras do nome: o jogador de futebol Bolívar Modualdo Guedes, nascido em 1954, e Fabian Guedes, apelidado de Bolívar em referência ao primeiro, que também é jogador de futebol.

Além desses, temos os homônimos de Simon Bolívar, que além do primeiro nome, herdaram também o segundo:  Simon Bolivar Buckner foi um político e militar dos Estados Unidos e exerceu o cargo de governador do Kentucky (1887-1891); Simon Bolivar Buckner Jr. general dos Estados Unidos morto na Batalha de Okinawa em 1945, filho do primeiro.

Devido à fama do personagem histórico, Bolívar é o nome de uma série de cidades, províncias, localidades, especialmente na América do Sul. O Club Bolívar, inclusive, é o um clube de futebol da Bolívia.


Talvez o nome pareça pesado e inviável para os dias atuais. Entretanto, considero-o bastante satisfatório nos quesitos sonoridade, significado, conexões históricas e literárias, e por fim, masculinidade. É um nome sem dúvida másculo e imponente. 


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário