quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Ivelisse : Nomes adaptados




**** As informações desse 
texto foram traduzidas em
 maior parte do blog The Once 
Upon a Time Baby Names. 



Ivelisse é um nome que você vai encontrar em Porto Rico e em Cuba, e muito raramente em outros países. Talvez na comunidade de imigrantes latinos de outros países, como os EUA, a exemplo de Ivelisse Echevarria, maior jogadora de Softball de Porto Rico (Softball é um esporte que tem regras semelhantes às do beisebol, todavia, é jogado num campo menor e com uma bola maior e mais macia).

E ainda, Ivelisse Blanco, que competiu nos Jogos Olímpicos em Ginástica Rítmica. Além delas, podemos citar Ivelisse Milagro Vélez (Ponce, 21 de setembro de 1987) é uma lutadora de wrestling (palavra inglesa, que possui um significado semelhante a "luta livre", na língua portuguesa) profissional porto-riquenha.

Sobre Ivelisse, em fontes não confiáveis, é dito que significa “vida” em algum idioma espanhol antigo ou francês medieval. A explicação provável é que Ivelisse venha de Eva (Ivy) que significa “Vida” e teve o sufixo “lis” ou “lisse” embutido. Entretanto, ele também pode vir de Ivete combinado com Elise, ou coisa parecida.

Assim como a maioria dos nomes, vai ser encontrado escrito de várias maneiras: Iveliz, Ivaneliz, Ivalisse, Iveliz, Iveliss, Ivelice, Ivelys, Evelisse, Evaliz, e Yvelisse. Na Bulgária, Ivelina que e é forma masculina Ivelin, pode ser encontrado. Uma das melhores explicações sobre esse nome foi encontrada nos comentários do site www.babynamewizard.com:

“Olá, meu nome é Ivelisse e eu sou de Porto Rico. Ivelisse é um nome de origem francesa, a partir da ilha de Córsega, no sul da França. Os corsos que imigraram para a ilha se estabeleceram no sul de Porto Rico: Yauco. A influência francesa destaca-se muito na nossa comida, nomes, música, o bordado, e muito mais ... Ivelisse é um nome de uma flor que cresce no sul da França e esta planta está relacionado com as flores de jasmim”.

Embora seja impossível verificar a exatidão dos comentários online feitos no Baby Name Wizard, as pessoas de Córsega realmente imigraram para Porto Rico no século XIX, e influenciaram bastante a cultura porto-riquenha. Hoje, sobrenomes corsos como Paoli, Santoni, Negroni e Fraticelli ainda são comuns, por isso é possível que determinados nomes da Córsega tenham encontrado a estabilidade, sendo que Ivelisse poderia ser um deles.

Apesar de rara, a ortografia Yvelisse tem sido utilizado em França desde 1950. Mesmo em se tratando dos EUA o único nome remonta a 1950. Há um livro chamado "Yvelisse to Love". A partir desta ligação, há também a possibilidade de uma flor chamada Yvelisse ou Yvelise.

Assim sendo, a grafia Yvelise com certeza surgiu no Brasil também. A cantora gospel Yvelise de Oliveira é um exemplo disso. É dona de uma gravadora onde inclusive Aline Barros realiza seus trabalhos.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário