segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Cassiopéia

.



Cassiopéia é a forma latinizada do grego Κασσιοπεια (Kassiopeia) ou Κασσιεπεια (Kassiepeia), possivelmente significa "sumo de cassia". No mito grego Cassiopeia era a esposa de Cepheus e mãe de Andrômeda. Ela foi transformada em uma constelação  e colocada no céu do norte depois que ela morreu.

Variantes: Cassiopea, Kassiopeia. A versão francesa é Cassiopée, pronunciada com a letra E fechada. 

A constelação Cassiopeia localiza-se no hemisfério celestial norte, próxima ao polo norte celeste, com cerca de 30 estrelas visíveis a olho nu. A Cassiopeia A é uma supernova existente na constelação, que é a mais brilhante fonte radiofônica de luz extra-solar existente no céu. 

Cassiopeia é um filme de animação brasileiro produzido pela NDR filmes. O filme conta a história do planeta Ateneia, localizado na constelação de Cassiopeia, que um dia é atacado por invasores que começam a sugar sua energia vital. Um sinal de socorro é enviado ao espaço e recebido por quatro heróis que viajam através da galáxia para salvar o planeta. 

Talvez, pela terminação, Cassiopeia não seja um nome muito apreciado na língua portuguesa. Já mencionaram a mim que lembra "centopeia" . Assim, se torna um pouco difícil de realmente usar. Mas como tenho uma queda enorme, por nomes gregos. ainda mais quando são da mitologia, e mais ainda quando são longos, não consigo desgostar de Cassiopeia


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário