sábado, 30 de janeiro de 2016

Glória


.
Compreendo Glória como um nome único, elegante, sofisticado e muito encantador. Pena que nas ondas de tantas Vitórias, os pais dificilmente inovem para um nome como Glória, que além de ter a mesma terminação em comum, tem também um significado semelhante.

Glória é uma palavra de raiz etimológica latina, e para nós, brasileiros, de língua portuguesa, possui significado literal. No Dicionário, a definição de Glória é a honra, fama, renome, celebridade que se alcança pelas virtudes, talentos, boas ações.

O nome Glória aparece no romance de Eden Southworth, intitulado “Gloria” e publicado em 1891. Normalmente é usado como um atributo à Virgem Maria (Nossa Senhora da Glória), e usualmente associado à Maria (Maria da Glória).

Portadores famosos estrangeiros:

Gloria Steinem, feminista americana famosa e fundadora da Ms. Magazine;
Gloria Gaither, cantora e compositora gospel estadunidense.
Gloria Gaynor, cantora com vários sucessos eternos como por exemplo, “I Will Survive”;
Gloria Swanson, atriz estadunidense falecida em 1983.
Gloria Estefan, cantora cubana radicada nos Estados Unidos. Já vendeu mais de 100 milhões de discos no mundo todo, e está na Lista de recordistas de vendas de discos.
Gloria Anzaldúa, uma escritora feminista americana, especialmente em torno da cultura chicana.
"Gloria" é uma canção cantada por Van Morrison.
Gloria Stuart (04 de julho de 1910) foi a atriz que interpretou Rose como uma mulher velha em 'Titanic' (1997). Uma mulher de 87 anos de idade na época, ela apareceu, no entanto, em vários filmes da Era de Ouro de Hollywood, entre eles "The Invisible Man" (1933).
Gloria é um hipopótamo no filme Madagascar.

No Brasil, temos a atriz Glória Menezes, esposa do também ator Tarcísio Meira, que é muito famosa pelos seus vários papeis e excelentes interpretações.



Gloria é tão atemporal e clássico! Soa tão refrescante em comparação a tantas Sofias, Julias, Lauras e Luísas.  Considero-o glamouroso  e internacional. Em São Paulo, no ano de 2014, de acordo com dados da Arpen/SP foram registradas 20 meninas chamadas Gloria (Sem acento), e 37 chamadas Glória, com acento. Deste modo, sabemos que Glória não é um nome tão desconhecido assim. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário