sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Larimar

.


Larimar é uma pedra com tom que varia entre o azul-pastel, azul-claro, azul-celeste e azul profundo; é uma pedra preciosa muito rara que encontra-se apenas na República Dominicana. O dominicano que descobriu a pedra, por volta de 1916, nomeou-a a partir da mistura do nome da sua filha, Larissa, e da palavra “mar”, pela similaridade da cor da pedra com a cor das águas do mar.

Ela tem origem vulcânica e suas jazidas estão praticamente esgotadas. Quando o Movimento New Age descobriu a pedra, chamou-a de Pedra Atlântida. Dizem que os gregos antigos conheciam um povo insular que se referia à pedras azuis, e um mestre indiano afirmou que a República Dominicana foi parte da Atlântida. Diz a lenda que as piscinas e fontes de Atlântida eram revestidas de Larimar, e por isso ela também é chamada de mármore de Atlântida.

Larimar, em inglês, também é chamada de “Stefilia’s stone”, sendo uma variedade de pectolite, mineral de silicato. Segundo a crença, a pedra Larimar seria capaz de melhorar a comunicação com os golfinhos e com todos os seres em geral.

(...) a etérica larimar é uma das "pedras espirituais" que nos abre para novas dimensões, estimulando a evolução da Terra. Ela irradia amor e paz e promove tranquilidade. A larimar induz um estado profundo de meditação, sem que seja necessário nenhum tipo de esforço. Ela eleva naturalmente a consciência e harmoniza o corpo e alma com novas vibrações. Do ponto de vista espiritual aumenta o poder pessoal, eliminando barreiras ilusórias que constrangem o eu espiritual, e orienta a alma para seu verdadeiro caminho na vida. A larimar facilita o contato com os anjos e a comunicação com outros reinos. Ela é uma excelente pedra para aqueles que buscam a sua alma gêmea ou que tiveram relacionamentos problemáticos em vidas passadas ou traumas relacionados ao parceiro.
Texto extraido do livro:
A Bíblia do Cristais Vol 01 - Ed. Pensamento

Larimar, como nome próprio, não é usado no Brasil, pelo menos até onde se sabe. Mas pode vir a ser usado, dada a sua ligação poética com as pedras preciosas, com o mundo esotérico e com a própria cor azul. Quanto à escrita, Larimar é simples e não tem nenhuma complicação na língua portuguesa. Também não parece ter problemas em causar constrangimento.


Quanto à sonoridade, é bem parecido com Lara e Larissa, e a terminação “mar” é bastante usual, embora não seja das mais bonitas. Inclusive, Larimar lembra-me Marimar , a segunda telenovela da Trilogía de las Marías, a qual foi iniciada em 1992 com María Mercedes e finalizada por María la del Barrio, de 1996, produzida pela Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas. A personagem na verdade chamava-se María do Mar. 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário