sábado, 27 de fevereiro de 2016

Silvestre

.


Um dos poucos nomes masculinos que figuram na minha lista de provável uso: Silvestre. Na língua portuguesa, usamos essa palavra inclusive como adjetivo (animais silvestres, por exemplo). Por isso, quando penso sobre Silvestre, associo imediatamente a plantas, bosques, árvores, imensas florestas.

No Behind The Name, está posto que Silvestre é a forma portuguesa e espanhola de Silvester, nome que deriva do latim “silva” (bosque, floresta), assim seu significado no latim é “da floresta”.

É possível encontrar esse nome em várias grafias: Silvestr (checo), Silvester (inglês, alemão, romano antigo, eslovaco e esloveno), sendo que Fester e Vester são considerados 
diminutivos; Sylvester (inglês) Sly (inglês), Sylvestre (francês), Vester (alemão), Szilveszter (húngaro), Silvestro (italiano), Fester (alemão antigo), Sylwester (polaco), Jelvestr (bretão), Silvestar (croata), Silvestros (grego moderno), Silvestru (romeno).

Silvester (ou Silvestre) foi o nome de três papas, incluindo São Silvestre, que na época era conhecido como Silvestre I. Ele teria batizado o primeiro imperador romano cristão, Constantino, o Grande.

Gosto bastante da versão italiana, Silvestro, e gosto ainda mais da versão feminina, Silvestra. A maior referência, em todas as grafias, imagino, é o ator Silvester Stalone, que é conhecido no mundo inteiro.

No estado de São Paulo, no ano de 2015, três famílias receberam pequenos meninos chamados Silvestre, de acordo com dados da Arpen/SP. Acho curioso os poucos registros já que não é um nome radicalmente estranho, e é um literal clássico como é Bento.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário