sexta-feira, 27 de maio de 2016

Irapuã




Irapuã é um nome indígena, supõe-se, de origem tupi-guarani, predominantemente do sexo masculino, que significaria “colmeia em formato arredondado” ou então, mais simplesmente, “mel redondo”. A verdade é que pouco sabemos sobre a língua tupi-guarani pois registros adequados não foram feitos, e o idioma e dialetos acabaram se perdendo.

Irapuã, no romance indianista “Iracema”, de José de Alencar, é o chefe dos tabajaras, manhoso, traiçoeiro, ciumento, corajoso, valente, um grande guerreiro. Estava sempre lembrando Iracema sobre a necessidade de se conservar virgem, pois ela guardava o segredo de Jurema. De certa forma, Irapuã representa, com sua oposição, um esforço no sentimento de guardar e preservar as tradições indígenas.

Dessa forma, além de ser um nome indígena que recupera as raízes do povo brasileiro, possui belas conexões literárias com um dos maiores romances da literatura brasileira.

Embora tenha a mesma terminação do indígena popularíssimo Cauã (ou Kauã), Irapuã não faz o mesmo sucesso. Não há registros na lista da Arpen/SP 2015, nem a do ano anterior. Além de vários Cauã (628) e Kauã (1235), temos ainda registros de Tauã (7), Nauã (4) e Rauã (1), que nesse momento, não posso afirmar com certeza de onde surgiram e se tem alguma ligação indígena. A terminação encontra repercussão em várias famílias, mas Irapuã ainda não teve sua chance.

Entretanto, no facebook, além de achar uma boa quantidade de rapazes chamados Irapuã, ainda achei uma outra quantia chamada Irapuan, com alteração gráfica.

A Irapuã (Trigona spinipes) é uma abelha social brasileira, da subfamília dos meliponíneos, de coloração negra reluzente e extremamente agressiva. Ela ataca inclusive outras abelhas. Seu nome, derivado do tupi eírapu'amel redondo», em português), em referência ao formato de sua colmeia – confirmando inclusive, o significado acima. Faz seu ninho em galhos de árvores e destrói o botão floral de algumas plantas. Pode ser chamada também de Arapu, Cupira ou abelha-cachorro, dependendo da região do Brasil.

Irapuã é um município brasileiro do estado de São Paulo e também, um distrito brasileiro do estado do Ceará. Como referências reais de pessoas, encontrei um Irapuã Beltrão, Doutor em Direito Tributário pela Universidade Gama Filho.

Segundo a ferramenta Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), são 591 pessoas chamadas Irapuã no Brasil. Não é um número grande, e a maior parte deles se localiza em Pernambuco. A década em que ocorreu mais registros foi nos anos 60. 

Na variante Irapuan encontramos mais referências:

Irapuan Costa Júnior (Goiânia, 23 de dezembro de 1937), é um engenheiro e político brasileiro.
Irapuan Teixeira (Porto Alegre, 7 de dezembro de 1948) é um político brasileiro.
Irapuan Lima, foi um radialista e apresentador de TV brasileiro.
Irapuan David Lopes, mais conhecido como Gangan, foi um criminoso carioca que dominou o Morro de São Carlos, Querosene e do Zinco no final dos anos 80 até o início do século 21.





.

14 comentários:

  1. Acredito que há nomes indígenas melhores. Esse inclusive anda em desuso pelos próprios indígenas, mas acho o significado legal e se os pais gostam, não vejo por que não usar.

    ResponderExcluir
  2. Irapuã é o nome daquelas abelhinhas que não tem ferrão, não picam, mas se enrolam no cabelo das pessoas, são bem agressivas, mas esse não é o nome dado em todos os lugares do RS

    ResponderExcluir
  3. Não é um nome feio mas causa certa recusa nas pessoas, por isso eu não usaria

    ResponderExcluir
  4. Sou um dos poucos Irapuan, no trabalho sou chamado de "Ira".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho tbm é chamado de Ira pelos os amigos.... acho legal

      Excluir
    2. Moro em Fortaleza CE, já fiz free lance em bandas de forró (saxofonista) e a turma me nome de *Irá do sax* . Tem uma música aqui que diz assim: "mamãe passou açúcar em mim" significando que ele é um homem "gostoso"!!kk. Eu já digo que eu já nasci MEL KKK. brincadeiras à parte; tenho origem dos quilombolas com indígena de Baturité, interior do Estado do Ceará. Orgulho do meu nome, da minha cor e minhas origens. Muito obrigado minha mãezinha pelo nome que me destes.

      Excluir
  5. Hj gosto do meu nome por sempre ficar marcado como diferente pelas pessoas...

    ResponderExcluir
  6. IRAPUAN é o nome do meu pai e o nome do meu filho.... acho lindo e original. O nome inteiro do meu filho é único no mundo, com certeza não irá sofrer com enganos homônimos kkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Na minha família o significado de Irapuã, que mudou a grafia para Irapuan pq antigamente não aceitaram a grafia indígena para registro, é inestimável, algo muito valioso, único. Vem da explicação de representar o mel que era valioso para os indígenas assim como o ouro era para os europeus. Era o nome tbm do guerreiro indígena que conseguiu unir o restante de várias tribos para lutar contra os exploradores europeus, foram a resistência. Acho um nome único, com personalidade é muita força.

    ResponderExcluir
  8. Trabalhei por anos como fotógrafo profissional.

    Ajudei a divulgar o meu nome Irapuã, através dos créditos nas fotografias usadas para divulgação!

    Na infância eu não curtia, mas hoje me dou super bem com o nome!

    ResponderExcluir
  9. Acho bacana o meu nome quando eu era pequeno tinha vergonha,mais quando me entendi por gente vi que eu estava com preconceito do meu próprio nome a te porque a minha mãe cortava o nosso cabelo igual de índio "Rsrs" hoje sou pastor meus filhos tens nomes Bíblicos

    ResponderExcluir
  10. Olá também ganhei este nome irapoan Rio de janeiro

    ResponderExcluir
  11. Tenho esse nome com muito orgulho Irapuam Siqueira Torres

    ResponderExcluir