quinta-feira, 30 de junho de 2016

Antúrio



Esse texto foi 
originalmente publicado
no Blog dos Nomes, de autoria
de Luinara Menezes.
Para ler em seu sítio original,


Antúrio é é uma planta tradicional no paisagismo. Fez parte de uma moda antiga e teve seu brilho renovado recentemente. Utilizada há muito tempo em vasos para decorar interiores, hoje em dia pode compor maciços e bordaduras em jardins externos também. O melhoramento genético proporcionou diversas variedades, com portes diferentes e flores de coloração vermelha, rosa e branca. Anthurium Andraeanum, seu nome científico que vem do grego Anthos "flor" e Urium ou Oura que significa "cauda", sendo assim o significado do nome Antúrio é "cauda da flor". Esta flor tem origem dos Antúrios da América Central e do Sul e é enxontrada em abundância na Colômbia.

A flor do Antúrio é pequena e a parte colorida e exótica, que normalmente achamos que é a flor, na verdade é uma inflorescência, ou seja, o conjunto formado pela espádice e espata do Antúrio. As verdadeiras flores do Antúrio são os pontinhos amarelos que brotam na espiga. Mas o Antúrio não impressiona apenas pela beleza da inflorescência, suas folhas em formato de coração (codiformes), que variam de tamanho dependendo da espécie, são extremamente exóticas.

Antúrio é um nome de flor, podendo assim ser considerado um nome hippie, e é uma das poucas flores com nomes do gênero masculino. Sua sonoridade lembra um pouco o nome AndréArtur e Antônio/António e sua terminação é parecida comJúlio, sendo assim, é um nome que pode até ser  estranho na primeira vez que tem contato com ele, mas depois o nome pode soar mais familiar aos ouvidos pela sonoridade parecida de outros nomes conhecidos. Muitos acham que nomes de flores não caem bem para homens, mas Antúrio mostra o contrário, já que é um nome de sonoridade forte e de presença.

Luinara Menezes.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário