quarta-feira, 27 de julho de 2016

Moana: a nova princesa da Disney

Auli’i Cravalho, a dubladora da personagem Moana


A Disney anunciou, nesta quarta-feira (7), o nome da dubladora de "Moana", animação que apresenta a nova princesa do estúdio. A jovem Auli’i Cravalho, de 14 anos, do Havaí, foi a escolhida para dar voz ao personagem-título. O longa entra em cartaz nos Estados Unidos em 23 de novembro de 2016 e tem previsão de estrear no Brasil em janeiro de 2017.

De acordo com a Disney, centenas de garotas de todas as ilhas do Pacífico fizeram testes para dublar Moana. Estudante do segundo ano do ensino médio, Auli'i não estava otimista. "Achei que não fosse ter chance", afirmou, em nota.

Não fazemos ideia alguma do que significa o nome Auli'i, mas com certeza é nativo dos havaianos, e um nome bem original. Um site que fala sobre nomes tradicionais havaianos diz que Auli'i significa "bonito, agradável, perfeito". 

Moana, o nome escolhido para a nova princesa Disney, já foi trabalhado no Blog aqui. 

Moana é um nome internacional, mas facilmente escrito e compreendido em português. Por isso, uma excelente alternativa para fugir dos bolorentos nomes populares. Ele tem origem nas línguas polinésias (sendo o maori, na Nova Zelândia, e o havaiano, algumas das mais conhecidas), proveniente de povos indígenas que habitavam esses locais. Moana significa “oceano” ou “mar profundo”. Um significado mais que perfeito, diga-se de passagem!

A sinopse oficial informa que a protagonista é uma "adolescente polinésia de 16 anos que se aventura pelo Oceano Pacífico para desvendar o mistério que envolve seus ancestrais". Ao longo da trama, Moana conta com a ajuda do semideus Muai (voz de Dwayne Johnson) para cruzar o mar. Quem assina a direção de "Moana" são os cineastas Ron Clements e John Musker ("A Pequena Sereia", "Aladdin", "A Princesa e o Sapo").

Moana, no Brasil, é o nome de apenas 633 meninas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O estado de destaque é o Alagoas, e um terço delas nasceu nos anos 90. Ou seja, é um nome raríssimo por aqui, apesar de belo e maravilhoso. Moanna também tem 40 pessoas representando a grafia, de acordo com os dados do IBGE.

A expectativa é que o filme da Disney torne o nome mais visado e aumente potencialmente o número de registros. A personagem de Moana é encantadora, pelo que podemos ver nas matérias que estão surgindo sobre o novo filme, e difere bastante da Fiona, por exemplo, ou da Merida, uma que tem um nome que eu amo de paixão mas que ficou caricato pela personagem ser uma ogra verde, e o segundo, por gerar trocadilhos ruins em língua portuguesa. Moana nao tem praticamente, nenhum defeito!

É um nome terminado com –ana, como muitos usados em língua portuguesa, e além disso, tem um significado espetacular. Acredito que a popularidade do filme da Disney venha a despertar o gosto de muitos pais e mães, assim como fez a Princesinha Sophia e o livro “O mundo de Sophia”. Só espero que não “desperte demais” e o nome venha a ficar obsoleto, popular, assim como Sophia, por que tudo que é demais enjoa. 




.






12 comentários:

  1. Acho Moana um ótimo nome! Tem uma carinha de indígena, é muito fofo, fácil de gravar. Além disso, a criança já nasce com várias decorações de aniversário prontas e lindas!

    ResponderExcluir
  2. O meu filho de 17 anos acabou de ver o filme agora e disse q ia colocar o nome da filha dele, quando ele a tivesse de Moanna
    Eu corri logo aqui pra saber o significado e amei.Afinal temos ancestrais indigenas

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma colega que se chama Moana, moro em Alagoas.

    ResponderExcluir
  4. Ganhei uma neta e colocamos o nome dela de Moannam

    ResponderExcluir
  5. Hum, Este nome tem haver com ocultismo indígenas ou tem mais profundidade dentro da linha espirita, seja candomblé ou umbanda?

    ResponderExcluir
  6. Se eu tiver uma filha um dia Concerteza vai se chamar Moana eu amo esse nome 😍😍

    ResponderExcluir
  7. O dos meus netos(a) vão ser bíblico,pois esses nomes nomes depersonagens de filmes não é bom.essa Moana mesmo desse filme ela desobedece seus pais depois começa ver os espíritos da avó q a encentivou a ela desobedecer seus pais.. não acho correto..temos q ter visão esperitual quando for colocar nomes nos nossos filhos e netos (muito cuido com o mundo espiritual) Deus abençoe!

    ResponderExcluir