sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Davínia

.

Davínia, escrito em inglês como Davinia, sem acento, é um nome do sexo feminino de uso raro. Ele é considerado uma variante de Davina, que é uma variante feminina de Davi (também fazem parte as variantes Davena, Davida e Davina. Em alguns locais encontrei também o nome Davenia como uma variante possível, mas não há confirmações (por enquanto).

Davina, por sua vez, seria uma variante escocesa do nome masculino Davi, que vem do hebraico Dawid e significa “amado”. Outras fontes dizem que Davinia pode ser uma variante do nome masculino Devin.

Davínia com certeza soa melhor que Davina, e esse nome pode vir a ter potencial dada a popularidade do nome Davi no Brasil. É um nome que ao mesmo tempo, lembra Davi como também lembra o bastante popular Lavínia (só troca uma letrinha, o L pelo D).

Esse nome também é usado na Espanha. Segundo dados estatísticos do INE – órgão que tabula nomes próprios nesse país – foi raramente registrado na década de 70, e a maioria das Davínias nascidas naquela década nasceram em Barcelona ou nas Ilhas Canárias. Na década de 80 foi mais usado em toda a Espanha, mas decaiu consideravelmente na década de 90.

No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil), nasceram 53 pessoas com esse nome, a maioria no estado de São Paulo, dentro de um período de 1930-2000. A bem da verdade, a grafia original não tem acento, mas pensando em Lavínia e na adaptação para a língua portuguesa – e as regras gramaticais – acharia prudente acentuar.

Como exemplos, podemos citar Davinia Taylor, uma atriz e socialite inglesa e Davinia Palmer, uma apresentadora de TV galesa atuante nos Estados Unidos.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário