quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Benedetta

Benedetta Barzini, modelo e jornalista italiana

Benedetta é a versão italiana feminina de Benedetto, que por sua vez, é um nome italiano – cuja variante portuguesa é Benedito – que deriva do latim “benedictus”, com base no particípio passado do verbo benedicere (falar bem). Assim, Benedetta significa literalmente, “bendita, abençoada, cheia de bênçãos”. Assim, como é possível perceber, é um nome com um alto valor religioso.

Uma variante feminina também italiana é Benita, e de Benedetta também derivam os hipocorísticos Betta e Bettina (embora ambos também possam ser considerados apelidos de Elisabetta). Em outras línguas temos: Benedikta (checa), Benedikte, Bente (dinamarquês), Bénédicte, Benoîte, Benoite (francês), Benedicta (latim), Benta, Benedita (português), Bente (holandês), Benedykta (polonês), Benedickte (norueguês), Benita, Benedicta (espanhol), Bengta (sueco);

O nome, em sua versão masculina, entrou em uso a partir do momento em que São Benedito fundou a ordem dos Beneditinos. Aconteceu também que Benedetto – na Itália – foi o nome de dezesseis papas, incluindo o último (que na língua portuguesa era chamado de Bento XVI). Logo, a versão feminina também ganhou destaque.

Benedetta é um nome bastante popular e usualmente fácil de encontrar em crianças italianas. No ano de 2013, o nome encontrava-se no 37º lugar no ranking italiano, e permanece dentro do top 50 desde 1999, quando os dados começaram a ser disponibilizados.

Já no Brasil, esse nome é praticamente inexistente. Não temos registros nas listas recentes, e no Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), apenas existem 26 pessoas chamadas Benedeta, com um T apenas, um aportuguesamento da grafia italiana. Enquanto isso, Benedita, a variante portuguesa, é o 239º nome mais popular no Brasil (1930-2000).

Algumas referências:

Benedetta Bagnara, jogadora de basquete italiana;
Benedetta Barzini, modelo e jornalista italiana;
Benedetta Bianchi Porro, estudante italiana, declarada venerável pela Igreja Católica;
Benedetta Buccellato, atriz italiana;
Benedetta Cambiagio Frassinello, religiosa e santa italiana;
Benedetta Cappa, pintora e escritora italiana;
Benedetta Carlini, mística e religiosa italiana;
Benedetta Ceccarelli, atleta italiana;
Benedetta Cibrario, escritora italiano;
Benedetta Corbi, jornalista e apresentadora de televisão italiana;
Benedetta Durando, esgrimista italiana;
Benedetta Gargari, atriz italiana;
Benedetta Massola, atriz italiana;
Benedetta Mazza, apresentadora de televisão italiana;
Benedetta Parodi, jornalista e escritora italiana;
Benedetta Ponticelli, dubladora italiana;
Benedetta Tagliabue, arquiteta italiana;
Benedetta Tobagi, jornalista e escritora italiana;
Benedetta Valanzano, atriz italiana;







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário