sábado, 31 de dezembro de 2016

Dinorá & Dinorah

.

Dinorá é uma variante de Dinorah, encontrada principalmente no Brasil. Possivelmente significa “de fogo” ou “de luz”, do aramaico Dinur (ou denur), derivado de di (de) e nur (fogo, luz).

Devido à semelhança com a palavra hebraica “din”, que significa “julgamento”, esse nome às vezes é visto como uma forma mais elaborada de Dinah.

Uma portadora conhecida deste nome é aposentada Dinorah Marzullo, atriz brasileira (nascida em 1919). Esse também é o nome popular dado à ópera “O Perdão de Ploërmel”, uma obra de Giacomo Meyerbeer, inspirado em uma peça de Carré. "Dinorah, Dinorah" também é o título de uma música de Ivan Lins. 

Não há registros de Dinorá ou Dinorah nas listas brasileiras disponíveis. É um nome raro e cheio de estilo, totalmente usável nos dias atuais. Tem a mesma terminação do nome Mariah que é sucesso em todo o país. 

Outras referências são:

Maria Dinorah Luz do Prado (Porto Alegre, 13 de maio de 1925 — Porto Alegre, 15 de dezembro de 2007) foi uma escritora de livros infanto-juvenis e professora brasileira. Escreveu aproximadamente cem títulos.


Dinorá de Carvalho (Uberaba, 1 de junho de 1905 - São Paulo, 1980) foi uma pianista e compositora brasileira.




.

Um comentário: