quarta-feira, 29 de março de 2017

Bíborka




Outro nome bastante peculiar e completamente desconhecido dos brasileiros: Bíborka. Pois bem, pode não ser aquela pérola em termos de sonoridade, mas é um nome legitimo e vamos abordar sobre ele no Por Trás do Nome, o maior e melhor (a gente se esforça!) canal sobre nomes próprios do Brasil.

Bíborka é um nome feminino de uso na Hungria, que deriva da palavra húngara “bíbor”, que significa “roxo” ou “violeta”, referindo-se à cor. Na Hungria ele é um nome feminino bastante popular nos últimos anos, tendo entrado no top 100 no ano de 2011, e fechado o ano de 2014 – último ranking húngaro divulgado – na 93ª posição.


Pelo que me dei ao trabalho de pesquisar na Wikipédia húngara, há a variante feminina antiga Bíbor – que tem a ver com tecidos de linho - e também outra variante feminina Bíbora (que o Google teima em transformar em “víbora”), que aparentemente, se refere à cor carmesim. Admito que não gostei tanto de Bíborka, mas adorei Bíbora

Considerando o significado "roxo", Bíborka e Bíbora são equivalentes à Bora (coreano) e Sigal (hebraico). Se considerarmos a cor violeta, temos ainda o nome Violeta, e por interpretação, Yolanda. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário